PUBLICIDADE

Chuva pode inviabilizar preparo do solo

Chuva pode inviabilizar preparo do solo

4 set 2017 - 16h33
Compartilhar
Exibir comentários

Análise das condições do tempo da última semana:

A última semana foi marcada pelo tempo extremamente seco e com temperaturas altas em grande parte do Brasil o que proporcionou o avanço da colheita do algodão, café, feijão e cana de açúcar. Entretanto, como houve registros das chuvas no sul do Rio Grande do Sul no começo da semana passada, produtores de arroz tiveram dificuldades para realizar o preparo do solo e também o plantio. E mesmo essa ausência de chuvas e consequentemente níveis mais baixos de umidade do solo, não houve nenhum impacto nas lavouras.

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Análise das condições do tempo para os próximos dias: 

Uma frente fria está sobre o Uruguai nesta segunda-feira (04) e no decorrer do dia avançará sobre o sul do Rio Grande do Sul, onde deixará o tempo instável e com possibilidade para ocorrências de pancadas de chuvas em grande parte da metade sul do Estado. E entre terça (05) e quarta-feira (06) esse sistema também deverá provocar chuvas em quase todas as localidades do Rio Grande do Sul e na região de fronteira de Santa Catarina. Assim, as chuvas irão impossibilitar os trabalhos de campo de preparo do solo e plantio do arroz. Mas por outro lado, irá manter os solos com níveis razoáveis de umidade para o desenvolvimento do trigo.

Já nas demais regiões do Brasil, com exceção apenas da região litorânea da Bahia, Sergipe e Alagoas, o tempo permanecerá firme e sem previsões para chuvas. Uma massa de ar seco e quente se instalou sobre a região central do país, impedindo que haja formações de nuvens de chuvas. E sem chuvas, as temperaturas deverão ficar altas ao longo de toda essa semana. Bom para os trabalhos de colheita do algodão, café e da cana de açúcar que seguem avançando sem grandes transtornos. Vale lembrar, que muitos produtores de algodão do Mato Grosso tiveram sérios prejuízos com as chuvas ocorridas em agosto.

Próximos dias

Uma nova frente fria está sendo prevista para o começo da semana que vem, na qual irá provocar novas pancadas de chuva sobre o Rio Grande do Sul e há possibilidades de que esse sistema possa organizar nuvens de chuva sobre algumas localidades, não só do Rio Grande do Sul, mas também em outros pontos da Região Sul. Há previsão também de algumas pancadas muito isoladas no começo da semana que vem sobre a metade oeste do Mato Grosso. Nas demais regiões do Brasil, o tempo seguirá aberto e sem nenhuma previsão de chuvas durante a primeira quinzena de setembro.

Mantendo desse modo as condições favoráveis a realização da colheita, mas pode  inviabilizar os trabalhos de preparo do solo e plantio das novas safras de verão - safra 2017/18.

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Veja também: Queimadas se espalham pelo Brasil

Ainda podemos ter La Niña em 2017?  

Fique de olho nas análises para o mercado Agro aqui

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade