PUBLICIDADE

Segundo filho tende a ser mais rebelde, diz pesquisa

29 abr 2009 - 10h24
Compartilhar

Cientistas americanos afirmam que filhos primogênitos tendem a ser mais obedientes, enquanto os segundos filhos têm maior tendência a personalidades mais independentes e rebeldes, informou o jornal britânico Telegraph.

Os pesquisadores de três instituições - a Universidade Federal da Pensilvânia, a Universidade do Havaí e a Universidade Purdue - garantem que a ordem de nascimento tem grande influência no desenvolvimento da personalidade dos filhos.

Para o estudo, publicado na revista Child Development, foram entrevistados 364 crianças e adolescentes, entre sete e 19 anos, e seus pais. Os pesquisadores também analisaram amostras de saliva para medir níveis de testosterona e pediram às crianças que escrevessem um diário relatando suas atividades extra-escolares.

"Segundos filhos se tornam mais aventureiros e independentes ao entrarem na adolescência, enquanto nos primogênitos esses traços são mais estáveis", disse um dos pesquisadores ao jornal Daily Mail.

O estudo também mostra que tanto meninas quanto meninos que brincam com meninas apresentam esses traços de personalidade com mais evidência.

Além disso, os cientistas concluíram que crianças com aumento mais rápido nos níveis de testosterona durante a puberdade não sofrem tantas influências sociais no desenvolvimento de suas personalidade.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade