PUBLICIDADE

Cientistas conseguem pela 1ª vez tratar vírus ebola em animais infectados

Resultados são considerados promissores para o desenvolvimento de terapias contra o vírus, que causa morte em até 90% dos casos

21 ago 2013 - 15h00
(atualizado às 15h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Pesquisa foi conduzida com total proteção em laboratório do exército americano em Maryland
Pesquisa foi conduzida com total proteção em laboratório do exército americano em Maryland
Foto: USAMRIID / Divulgação

Cientistas americanos conseguiram pela primeira vez tratar com sucesso o vírus ebola, um dos mais fatais para a humanidade, logo após o início dos sintomas em animais infectados. Os resultados mostram esperança para um tratamento definitivo contra o vírus mortal, que causa febre hemorrágica e, em humanos, atinge níveis de mortalidade de até 90%. A pesquisa foi publicada nesta quarta-feira na edição online da Science Translational Medicine.

Combinando três diferentes anticorpos em um único e potente medicamento, os cientistas descobriram que os sintomas eram refreados. De acordo com os pesquisadores do Instituto de Pesquisa Médica de Doenças Infecciosas do Exército Americano (USAMRIID), o coquetel foi capaz de proteger primatas com 100% de eficácia quando administrado em até uma hora após a exposição ao ebola. Dois terços dos animais testados foram protegidos quando tratados em até 48 horas.

"Sem vacinas ou terapêutica atualmente licenciadas para tratar ou prevenir o vírus ebola, o MB-003 (nome do tratamento) é um candidato promissor para desenvolvimento contínuo", afirmou Larry Zeitlin, um dos autores do estudo. "Esses primeiros impulsionam o limite do MB-003 de profilaxia (prevenção) pós-exposição até um tratamento comprovado contra a doença", disse Gene Olinger, um dos principais responsáveis pela pesquisa.

Nesse estudo, 43% dos primatas infectados se recuperaram após receber o tratamento intravenoso de 104 a 120 horas após a infecção. O tratamento experimental diferiu de um projeto anterior dos cientistas: nessa pesquisa, animais infectados não foram tratados até desenvolverem sintomas mensuráveis da doença. O vírus ebola tem sido responsável por inúmeras mortes na África nos últimos anos. Além de configurar uma preocupação global em relação à saúde, o vírus também é considerado um agente de ameaça biológica.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade