PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

'Lua Cheia Rosa' poderá ser observada nesta terça no Brasil; o que significa?

Cor do satélite não vai mudar, ressaltam especialistas; nome faz referência a flores dos Estados Unidos que desabrocham durante a primavera

23 abr 2024 - 15h11
Compartilhar
Exibir comentários

O fenômeno da "Lua Cheia Rosa" poderá ser observada do Brasil a partir desta terça-feira, 23, assim que o satélite aparecer. Ela ficará visível durante toda noite, se o céu não estiver encoberto.

Apesar do nome, a cor do satélite não vai mudar, como explica Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional. Ela diz que trata-se de uma tradição do hemisfério norte dar nomes a algumas fases da Lua. No ano passado, a Lua Cheia Rosa ocorreu em 6 de abril.

Mas por que a Lua ganha este nome neste período?

  • Segundo a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), o nome foi dado por indígenas do sudeste dos Estados Unidos em referência a uma flor que desabrocha durante a primavera, exibindo uma cor rosa. A Nasa usou informações do Almanaque Fazendeiros Maine, que começou a publicar nomes para luas cheias em 1930.

A Lua Rosa também tem outros nomes, como Lua de Grama Brotando, Lua de Ovo e Lua de Peixe.

Essa fase do satélite da Terra corresponde a diferentes passagens para povos ao redor do mundo.

No calendário hindu, a chegada da Lua Cheia Rosa acontece no mesmo dia do festival Hanuman Jayanti. Segundo o Hindu Times, o festival celebra na Índia o nascimento de Senhor Hanuman, o macaco de Deus, considerado uma epítome de devoção, força e altruísmo.

Para os budistas, essa Lua cheia comemora quando Buda visitou Sri Lanka e resolveu um conflito entre grupos, evitando uma guerra, conforme conta a Associação Busdista Gothamachethiya Theravada.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade