PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Cometa do Diabo viaja pelo céu do Brasil neste fim de semana; veja imagens

Segundo as projeções, fenômeno pode ter o seu brilho máximo por volta do dia 23 de abril

22 abr 2024 - 10h58
(atualizado às 11h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Neste fim de semana o fenômeno astronômico 'Cometa do Diabo' foi avistado em diversas cidades do Brasil. Projetadas para o próximo dia 23, as melhores condições para observação serão no céu do Hemisfério Sul, logo após o pôr do Sol
Astrofotógrafo fez registro do "Cometa do Diabo" rasgando o céu do Rio Grande do Sul
Astrofotógrafo fez registro do "Cometa do Diabo" rasgando o céu do Rio Grande do Sul
Foto: Gabriel Zaparolli

O fenômeno astronômico "Cometa do Diabo" já vem sendo observado no céu do Brasil! No último fim de semana, a rara passagem do cometa — denominado 12P/Pons-Brooks — iluminou o céu de diversas cidades. 

Caso você ainda não tenha tido a oportunidade de ver o Cometa do Diabo neste fim de semana, não desanime! Segundo as projeções, ele deve ter o seu brilho máximo por volta do dia 23.

Nestes dias, o fenômeno contempla o céu de todo o Hemisfério Sul porque ele atinge o ponto mais próximo em sua órbita da Terra. Este evento astronômico é raro e acontece a cada 71 anos, tempo em que o cometa completa uma órbita ao redor do Sol.

No Rio Grande do Sul, o astrofotógrafo Gabriel Zaparolli conseguiu fazer imagens do cometa no último fim de semana. Com equipamentos especiais, ele fez o registro do alto do Morro da Guarita, em Torres.

Astrofotógrafo fez registro do "Cometa do Diabo" no céu de Torres, RS
Astrofotógrafo fez registro do "Cometa do Diabo" no céu de Torres, RS
Foto: Gabriel Zaparolli

"Logo no início da noite do dia 20 de abril de 2024, fui até a praia da Guarita, em Torres/RS para fotografar o cometa 12P junto com os morros que tem dentro na praia", escreveu o profissional em seu Instagram

"Foi um grande desafio por conta de estar próximo da Lua cheia e cheguei meio atrasado para capturar o cometa, porém, após montar tripé e configurar câmera rapidamente e programei para tirar em torno de 180 fotos para fazer empilhamento e obter um resultado melhor da cauda do cometa e menos ruido, para mim obteve um resultado incrível e um sonho de capturar um cometa com a paisagem da minha cidade", completou.

Cometa do Diabo se torna visível no Brasil neste domingo; saiba como observar Cometa do Diabo se torna visível no Brasil neste domingo; saiba como observar

Como observar o Cometa do Diabo?

Não quer perder esse magnífico espetáculo? Então fique atento: os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa.

Ele estará visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro, e a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, sempre entre 17h40 e 18h30 (horário de Brasília).

"A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, numa altura de cerca de 15 graus”, disse o astrônomo Filipe Monteiro do Observatório Nacional. 

Monteiro destaca que alguns dias antes do periélio (a sua máxima aproximação ao Sol), o cometa estará perto do planeta Júpiter, favorecendo a localização e também compondo um momento único. 

"Enquanto no dia 21 de abril o cometa estará mais próximo ao Sol, no dia 02 de junho ele fará sua máxima aproximação com a Terra. Contudo, sua visibilidade estará mais fraca e dependerá do auxílio de binóculos para ser observado", destaca o astrônomo.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade