PUBLICIDADE

Os lugares e objetos que são "depósitos" de bactérias

14 nov 2017 - 06h38
(atualizado às 07h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Dentro do ônibus, no banheiro, na cozinha: onde será que estamos mais vulneráveis à contaminação? O Futurando traz uma reportagem com os detalhes.Doenças graves podem ser transmitidas por bactérias com as quais temos contato todos os dias, seja na maçaneta de uma porta ou numa toalha onde enxugamos as mãos. O Futurando desta semana fez um teste para descobrir quantos germes acabam no nosso corpo em poucas horas. Será que o banheiro é mesmo um lugar tão problemático? Você vai saber.

Vai saber também os riscos de desenvolver de forma silenciosa a hepatite do tipo C e só descobrir muitos anos depois. Vamos contar a história de uma paciente que demorou mais de três décadas para receber o diagnóstico da doença e por isso teve que passar por um transplante de fígado. O órgão tinha ficado comprometido.

Com relação ao tipo E da hepatite, comum principalmente na África e na Ásia, vamos mostrar que o risco de contaminação é consumir carne de porco crua e água não tratada. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por ano são registrados 20 milhões de casos da doença. Veja a matéria completa no programa.

Ainda sobre saúde, o Futurando exibe uma reportagem a respeito de problemas na coluna. Você tem má postura, fica com os ombros meio caídos, curvados para baixo? Pode ser só algo para resolver com exercícios, mas há o perigo de que seja uma doença com necessidade de tratamento a base de remédios.

Já um tratamento novo contra a apneia do sono dispensa o uso de medicamentos. O paciente só precisaria soprar por meses um instrumento musical parecido com o berrante, mas com raízes aborígenes. É o didjeridu. A pesquisa envolvendo o objeto ganhou até um prêmio em Harvad. Veja como funciona no Futurando!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todas as quartas, às 22h, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade