0

Nasa vai levar impressora 3D à estação espacial em 2014

27 mai 2013
10h13
atualizado às 10h17
  • separator
  • comentários

Uma impressora 3D está prevista para chegar à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) no ano que vem, onde vai fabricar as primeiras peças já criadas por humanos foram da Terra. A empresa Made in Space fez uma parceria com a Nasa - a agência espacial americana - para testar a impressão em três dimensões na gravidade zero e dar início à capacidade de produzir fora do planeta itens talvez capazes de levar a humanidade para além do Sistema Solar. As informações são do portal Space.com.

Empresa está construindo a primeira impressora 3D voltada para a fabricação espacial
Empresa está construindo a primeira impressora 3D voltada para a fabricação espacial
Foto: Made in Space / Divulgação

"A experiência de impressão 3D com a Nasa é um passo à frente em direção ao futuro. A capacidade de imprimir peças e ferramentas em três dimensões sob demanda aumenta muito a confiabilidade e segurança de missões espaciais ao mesmo tempo em que reduz custos", afirmou em um comunicado o CEO da Made in Space, Aaron Kemmer.

O equipamento deve ser levado ao espaço em agosto de 2014, junto com uma missão privada de envio de carga pela empresa SpaceX. O dispositivo vai construir objetos camada a camada a partir de polímeros e outros materiais, usando uma técnica de fabricação aditiva. Os projetos desses objetos serão carregados previamente em um computador a caminho do laboratório espacial e poderão ainda ser enviados a partir da Terra, informaram os representantes da Made in Space.

Os envolvidos na empreitada afirmam que a impressão 3D pode ajudar a tornar a vida no espaço mais fácil e mais barata. Durante uma apresentação no centro de pesquisas da Nasa, o cofundador da empresa, Jason Dunn, destacou que mais de 30% das peças individuais a bordo da ISS atualmente poderiam ser criadas com uma impressora 3D no espaço.

Fonte: Informações do portal Space.com Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade