PUBLICIDADE

'Emocionante e surreal', diz segundo brasileiro a ir para o espaço

Victor Hespanha, 28, fez bate-volta de 10 minutos a bordo do quinto voo tripulado da Blue Origin, empresa de Jeff Bezos

4 jun 2022 14h09
| atualizado às 14h16
ver comentários
Publicidade
Foto: Forbes

"Foi muito emocionante, indescritível e surreal". Foram essas as primeiras palavras do mineiro Victor Hespanha, 28, após se tornar o segundo brasileiro a ir para o espaço e o primeiro turista espacial do país. 

Em vários vídeos publicados no Instagram no início da tarde deste sábado, Hespanha não escondeu a emoção e quase não conseguiu encontrar palavras para definir a experiência. Ele fez um bate-volta de 10 minutos ao espaço a bordo do quinto voo tripulado da Blue Origin, empresa de turismo espacial fundada pelo bilionário Jeff Bezos. 

Classificado como suborbital, o voo decolou por volta das 10h28 no Texas (EUA). Em uma trajetória curvada, a capsula lançada pelo foguete alcançou  3.604 km/h e altitude de cerca de 100 km, depois caiu em queda livre de volta à Terra. O pouso, que ocorreu cerca de 10h38, contou com a ajuda de paraquedas. Esse processo de retorno possibilita aos passageiros a sensação de gravidade zero.  

Além de Hespanha, também participaram da experiência os empresários Evan Dick e Hamish Harding, a mexicana Katya Echazarreta e os investidores Jaison Robinson e Victor Vescovo.

Inicialmente, a viagem estava marcada para 20 de maio, mas ela foi adiada após a empresa detectar falhas em sistemas de segurança.

O mineiro viajou ao espaço 16 anos após o ex-ministro e astronauta Marcos Pontes. Porém, ao contrário de Pontes, Hespanha não precisou de especialização técnica ou científica para se preparar para a empreitada. 

Ele também não precisou desembolsar milhões de dólares e nem entrar em uma fila para fazer o voo, como fizeram empresários e celebridades. Ele investiu cerca de R$ 12 mil em NFTs, criptoativos colecionáveis, e foi sorteado para a viagem pela Crypto Space Agency (CSA).

 

 

Preparativos compartilhados

Hespanha compartilhou todos os preparativos para o voo em seu perfil no Instagram e não escondeu a emoção. "Animadíssimo. Sei que sou um pedacinho do Brasil aqui", disse ele com a voz embargada um pouco antes da decolagem. 

 

 

Fonte: Redação Terra
Publicidade
Publicidade