PUBLICIDADE

A "etiqueta" para pedras preciosas

20 jun 2017 - 04h23
Compartilhar
Exibir comentários

Método permite saber de onde a pedra foi extraída e, assim, monitorar o trabalho das minas. Veja o que mais vai ser notícia no Futurando.Pesquisadores na Suíça descobriram uma forma de "etiquetar" pedras preciosas com DNA artificial para saber a origem exata de cada uma delas e as condições em que foram extraídas. Todo o processo é considerado seguro e representa uma chance de tornar o mercado mais transparente, como você vai ver neste Futurando.

Uma outra tecnologia aponta uma alterantiva à forma como a indústria fabrica papel. A proposta é, em vez de ter que derrubar árvores, usar grama como matéria-prima. A reciclagem, apesar de parecer uma opção viável, tem sim suas vantagens. Mas as restrições são muitas, por isso o papel de grama pode ser uma solução.

No caso do plástico, o programa mostra que a reciclagem ainda é sim uma das saídas mais poderosas para evitar a poluição do meio ambiente. Na Ilha do Príncipe, iniciativas impedem que esse tipo de lixo vá parar no mar. O local é uma Reserva Mundial da Biosfera, ou seja, uma área sob a tutela de um estatuto da UNESCO para proteger territórios com grande diversidade biológica.

Quem nunca ouviu que é melhor prevenir que remediar? Os homens costumam não levar essa conversa muito a sério. Vão ao médico só mesmo quando o corpo dá algum sinal claro. Quando a ameaça é o câncer de próstata, eles são incentivados a fazer exames, só que nem todos os testes são benéficos. Esta edição do Futurando explica o porquê.

Vamos ainda contar a história de dois cientistas de países com um histórico de conflitos: Líbano e Israel. Uma bióloga e um geneticista molecular que, juntos, longe das fronteiras políticas, fundaram uma empresa para desenvolver medicamentos de combate ao câncer. Não perca!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todos os sábados às 12h, com reprise aos domingos às 15h30; pela TV Cultura aos domingos às 23h30; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade