PUBLICIDADE

5 vantagens de ter um carro turbo

Economia, potência e muito mais: ter um carro turbo oferece uma série de vantagens. Conheça as 5 principais que o Canaltech selecionou nesse conteúdo especial

22 abr 2024 - 13h07
(atualizado às 16h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Comprar um carro com motor turbo, em um passado não muito distante, era algo incomum, ao menos no Brasil. As opções eram restritas, especialmente em modelos de entrada, e boa parte dos consumidores não entendia as diferenças entre esse propulsor e um aspirado.

Foto: Felipe Ribeiro/Canaltech / Canaltech

O cenário mudou e, hoje, quem quer ter um carro turbo pode escolher desde um hatch mais simples, como o Hyundai HB20, o Volkswagen Polo e o Peugeot 208, ou um sedan de entrada, como o Chevrolet Onix Plus, a até mesmo uma caminhonete mais voltada para o off-road, como a Strada.

A mudança de estratégia das montadoras ao aumentar a gama de modelos com esse propulsor não foi por acaso. Não acredita? Então confira quais são as principais vantagens de ter um carro turbo.

O que é um motor turbo?

Antes de elencar as vantagens de ter um carro turbo, porém, vale abrir espaço para explicar, de forma bem breve, o que é esse tipo de propulsor. Vamos lá?

Motor turbo do Fiat Pulse é um dos mais modernos do país (Imagem: Divulgação/Stellantis)
Motor turbo do Fiat Pulse é um dos mais modernos do país (Imagem: Divulgação/Stellantis)
Foto: Canaltech

O conceito de motor turbo para carros é antigo, e nasceu em 1905, graças ao engenheiro Alfred Büchi, que patenteou sua ideia na Suíça. Segundo o inventor, um motor turbo é "uma máquina reciprocante, pela qual a energia dos gases expelidos pelo motor aumenta o fluxo da mistura ar-combustível".

Em outras (e mais simples) palavras, o motor turbo é o que utiliza um turbocompressor (daí o nome) para usar a energia dos gases do escape, não aproveitados pelo motor aspirado, e comprimir o ar atmosférico. Entendeu?

Motor turbo funciona com maior eficiência (Imagem: (Imagem: Patrícia Writes/Wikipedia/CC)
Motor turbo funciona com maior eficiência (Imagem: (Imagem: Patrícia Writes/Wikipedia/CC)
Foto: Canaltech

Fernando Batista, o Batistinha, conversou recentemente com o Canaltech e traduziu pra gente o que é um motor turbo. "O turbo reaproveita os gases do escapamento e gera mais pressão para dentro do motor", resumiu.

Agora que já explicamos o que é um motor turbo, vamos, então, as principais vantagens de ter um carro com esse propulsor.

5. Economia de combustível (eficiência)

A primeira vantagem de ter um carro turbo é uma unanimidade, principalmente por conta do alto preço dos combustíveis: a economia.

Motor turbo do Peugeot 208 tornou hatch mais arisco e econômico (Imagem: Divulgação/Stellantis)
Motor turbo do Peugeot 208 tornou hatch mais arisco e econômico (Imagem: Divulgação/Stellantis)
Foto: Canaltech

Batistinha explicou ao Canaltech que os motores turbo, independentemente da litragem, são muito mais eficientes que os aspirados, pois entregam mais torque. Isso implica diretamente em uma economia de combustível significativa, sem abrir mão da performance.

4. Desempenho

Já que citamos a performance, vamos elencar o desempenho como a segunda vantagem de ter um carro turbo. Os modelos 1.0 atuais, com propulsor turbo, entregam tanto quanto os antigos 1.8 aspirados. Palavra de quem entende do assunto.

Motor turbo da GM já entrega tanto ou mais que um 1.8 aspirado (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Motor turbo da GM já entrega tanto ou mais que um 1.8 aspirado (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Foto: Canaltech

Um porta-voz da GM ouvido pelo Canaltech fez uma comparação para ilustrar esse ponto específico. Segundo o especialista, se você pegar um carro 1.0 turbo hoje, terá um carro supereconômico e com desempenho igual ou superior a 1.0 ou 1.8. Se pegar um 1.2, ele já vai estar andando muito próximo a um 2.0.

3. Tecnologia

Os carros com motores turbo também oferecem vantagens em relação aos aspirados no que diz respeito à tecnologia. A principal delas é o chamado "downsize".

Motor turbo entrega mais torque e potência, mesmo com tamanho menor (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Motor turbo entrega mais torque e potência, mesmo com tamanho menor (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Foto: Canaltech

A redução do tamanho do motor é um avanço significativo para os carros, pois reflete diretamente no desempenho e no consumo de combustível, já que reduz o peso.

2. Torque

Mais do que a potência, a entrega do torque acaba fazendo uma grande diferença e é uma das maiores vantagens de um carro com motor turbo. Quem explicou o porquê disso foi, novamente, o proprietário da BTS Performance, Batistinha.

Torque entregue em rotação mais baixa é uma característica dos carros com motor turbo (Imagem: Divulgação/Stellantis)
Torque entregue em rotação mais baixa é uma característica dos carros com motor turbo (Imagem: Divulgação/Stellantis)
Foto: Canaltech

"A maior diferença entre turbo e aspirado é o torque. Um motor 1.0 turbo tem até mais torque que um 1.6 ou 1.8 aspirado. Fala-se muito apenas em potência, mas o que todo mundo quer é torque. Potência é o que a fábrica declara, mas o que faz o carro ser gostoso de andar e ter aquela pegada de baixa é o torque, e o turbo ajuda muito nisso".

1. Segurança

Vamos fechar a lista de 5 vantagens para ter um carro com motor turbo com um item que está se tornando cada vez mais importante e decisivo na hora de procurar por um novo carro no mercado: a segurança.

Ultrapassagens, especialmente na estrada, ficam mais seguras em carros com motor turbo (Imagem: Divulgação/den-belitsky/Envato)
Ultrapassagens, especialmente na estrada, ficam mais seguras em carros com motor turbo (Imagem: Divulgação/den-belitsky/Envato)
Foto: Canaltech

Por terem entrega de torque mais rápida, carros equipados com motor turbo tendem a oferecer mais segurança aos motoristas, especialmente nas ultrapassagens e retomadas, mesmo em baixas rotações, pois o tempo de resposta é bem mais rápido do que os que têm propulsor aspirado.

E aí: o que acharam das vantagens que um carro turbo oferece? Gostaram? Então fiquem ligados, que também mostraremos em um outro conteúdo quais as desvantagens desse propulsor em relação aos carros com motor aspirado.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade