Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo de manifestação pró-Bolsonaro com caminhões verdes e amarelos foi feito com IA

FERRAMENTA DO GOOGLE RECONHECEU QUE IMAGENS FORAM GERADAS ARTIFICIALMENTE; GRAVAÇÃO É DIFERENTE DOS ATOS DE 7 DE SETEMBRO

11 set 2025 - 14h52
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo mostraria uma manifestação a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), publicado em 7 de setembro de 2025. As imagens mostram centenas de pessoas com bandeiras do Brasil e caminhões verdes e amarelos.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo foi feito com inteligência artificial. O Verifica analisou frames do vídeo com a ferramenta SynthID, que detecta conteúdos feitos com a inteligência artificial do Google, que apontou que as imagens foram total ou parcialmente feitas com IA. O perfil que publicou o conteúdo pela primeira vez no TikTok costuma postar vídeos feitos com IA. Além disso, as imagens do vídeo não condizem com as registradas nas manifestações que ocorreram no 7 de Setembro.

Saiba mais: O vídeo investigado foi publicado primeiro no TikTok, e depois compartilhado em diversas outras postagens na mesma rede social e outras plataformas, como o Threads, onde alcançou 632 mil visualizações e 36,5 mil curtidas até o final da manhã desta quinta-feira, 11.

O post foi usado por outros usuários do TikTok, mas ele não está mais disponível no perfil que o publicou primeiro.

Vídeo tem indícios de ter sido feito com IA

Há diversos elementos no vídeo que apontam que ele foi feito com inteligência artificial. Primeiramente, não há vozes ao fundo, apenas um som repetido de buzina, o que é improvável em um ambiente com um número tão grande de pessoas.

Além disso, os caminhões que aparecem na imagem são idênticos. Há uma fumaça de sinalizador saindo do topo do primeiro veículo, diretamente da lona que cobre o caminhão, sem a presença de uma pessoa acionando o artefato. Sinalizadores são objetos pirotécnicos e é comum que liberem faíscas, luz e calor, o que poderia provocar um incêndio após o contato direto com a lona.

Do lado esquerdo, há um número considerável de pessoas e 12 bandeiras do Brasil sendo agitadas, quase no mesmo ritmo. O mesmo acontece do lado direito, com quatro bandeiras. Nenhuma bandeira dos Estados Unidos aparece na imagem, embora elas tenham sido frequentes nos últimos atos.

É principalmente nestas áreas que a ferramenta SynthID, desenvolvida pelo Google para identificar conteúdos feitos com a IA do próprio Google, detectou com precisão a presença de marca d'água gerada por conteúdos feitos com IA.

Imagem não condiz com atos do 7 de Setembro

No último domingo, 7, apoiadores de Bolsonaro fizeram atos pelo Brasil pedindo anistia, mas o vídeo investigado não corresponde às imagens dessas manifestações. Os eventos que reuniram o maior número de pessoas ocorreram em São Paulo, na Avenida Paulista, e no Rio de Janeiro, em Copacabana. Mas o vídeo não poderia ter sido gravado nesses lugares, que têm características diferentes.

Na Paulista, as pistas são separadas por uma ciclovia, cercadas por pequenas barreiras de metal que não permitiriam o tráfego dos caminhões sobre a via destinada às bicicletas. No Rio de Janeiro, em Copacabana, há um canteiro central mais elevado do que as pistas, que também não corresponde à imagem.

No vídeo, a avenida mostrada nas imagens tem prédios de ambos os lados, diferentemente da Avenida Atlântica, em Copacabana, que tem prédios de um lado e o mar do outro. No Rio de Janeiro, o desfile oficial do 7 de Setembro costuma ocorrer na Avenida Presidente Vargas, com concentração na Rio Branco, mas essas vias também têm as pistas divididas por um canteiro central elevado.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade