Vídeo de manifestação de venezuelanos na Times Square é de 2024, sem relação com prisão de Maduro
PARTICIPANTES DE PROTESTO DENUNCIAVAM FRAUDE NAS ELEIÇÕES DAQUELE ANO
O que estão compartilhando: vídeo mostra centenas de pessoas com bandeiras da Venezuela e roupas com as cores do país na Times Square, em Nova York. Postagens afirmam que elas estariam comemorando a operação militar dos Estados Unidos que resultou na prisão do ditador Nicolás Maduro.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: está fora de contexto. A filmagem é de 17 de agosto de 2024, na época em que a oposição a Maduro convocou manifestações ao redor do mundo para denunciar fraude nas eleições no país. O vídeo contém vários elementos que indicam que a gravação não é recente: os outdoors mostram publicidades de 2024, os cartazes dos manifestantes fazem alusão às eleições venezuelanas e os participantes usam roupas leves, que não condizem com o inverno de janeiro em Nova York.
Vídeo foi gravado durante verão em Nova York
No vídeo que circula fora de contexto, os manifestantes usam roupas leves, como regatas, o que seria incompatível com o clima atual em Nova York.
A plataforma Accuweather mostra que a temperatura em Nova York entre os dias 3 e 4 de janeiro estava negativa (aqui). Maduro foi preso por agentes dos EUA no sábado, 3.
A Times Square, um ponto turístico em Nova York, recebeu manifestantes nos últimos dias que protestavam contra a operação militar dos Estados Unidos e a prisão de Maduro. As imagens divulgadas por veículos de imprensa mostram pessoas vestidas com casacos e roupas de inverno, diferentemente do vídeo analisado pelo Verifica (aqui, aqui, aqui).
Veja abaixo a diferença nas roupas dos participantes dos protestos de agosto de 2024 e de janeiro de 2025.
Vídeo mostra publicidades de 2024
Outra evidência de que o vídeo analisado não é recente são os cartazes espalhados pelos outdoors na Times Square, que remetem a lançamentos do ano de 2024.
Um deles faz publicidade do musical De Volta Para o Futuro, adaptação do filme que esteve em cartaz em 2024. A última apresentação da peça em Nova York foi em janeiro de 2025. A imagem que se destaca no vídeo da Times Square é semelhante ao cartaz de anúncio.
Em outro outdoor da Times Square, aparecem em sequência duas propagandas de 2024. Uma delas, sobre turismo na República Dominicana, tem o slogan "Taste the Paradise" (Prove o Paraíso), que foi lançado naquele ano (aqui). A outra, uma campanha comemorativa de aniversário de 25 anos do desenho Bob Esponja, foi realizada pela Paramount Plus (aqui) também em 2024.
Com a ferramenta de busca reversa (veja aqui como fazer), a reportagem encontrou uma versão mais longa do vídeo, que mostra outras publicidades antigas. Uma delas é um banner com a imagem da série Fellow Travelers, indicada ao prêmio Emmy de 2024.
Do lado esquerdo do vídeo. é possível ver uma inscrição com o ano "2024?. Veja abaixo.
Manifestantes seguram cartazes com alusão a eleições
Outro ponto importante é que no vídeo os manifestantes apresentam cartazes que fazem alusão ao contexto político das últimas eleições na Venezuela. A votação aconteceu sob fortes denúncias de fraude e falta de transparência.
É possível ver que uma manifestante segura um cartaz com os dizeres "pedimos a todos os países que nos ajudem a nos livrar da ditadura de Maduro" e "Venezuela livre, Edmundo Gonzalez presidente".
Gonzalez foi o candidato opositor a Maduro nas últimas eleições. Ele é reconhecido pelos Estados Unidos como o presidente eleito da Venezuela.
Outra mulher usa uma camisa que diz "fraude Venezuela". Veja abaixo.
Outro cartaz que aparece nas imagens diz: "Maduro, Gitmo [prisão de Guantánamo] quer você. [O empresário] Elon Musk (zombando) irá providenciar o transporte (em um burro)".
Essa mesma placa aparece em outro vídeo gravado durante o protesto, publicado em 18 agosto de 2024. A mulher que segura o cartaz é a mesma na filmagem publicada em agosto e na que viralizou recentemente. Outro indicativo de que as duas gravações, mesmo que publicadas em datas diferentes, foram feitas na mesma data.
Manifestação na Times Square em 2024 foi convocada por oposição a Maduro
Os opositores a Maduro convocaram a manifestação na Times Square para 17 de agosto de 2024, depois de denúncias de fraude nas eleições daquele ano. O objetivo era pedir o reconhecimento das atas que apontaram a vitória do candidato González sobre Maduro. No YouTube, é possível encontrar outros vídeos desse protesto (aqui, aqui).
Segundo jornais, outros atos políticos foram confirmados na Venezuela, Colômbia e na Europa.
Vídeos de manifestações de 2024 têm sido compartilhados como se fossem comemorações à prisão de Maduro pelos Estados Unidos. Um exemplo checado pelo Verifica é de uma filmagem da derrubada de um outdoor com a imagem de Maduro. Também circulam pelas redes sociais vídeos criados por meio de inteligência artificial (IA) que simulam venezuelanos comemorando a prisão.
Vale ressaltar que, de fato, venezuelanos que vivem no exterior organizaram atos políticos em comemoração à queda de Maduro. Em Caracas, capital da Venezuela, há registro de protestos contra a prisão dele.
Como mostrou o Estadão, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos fez acusações formais contra Maduro, a esposa dele, também presa, e o filho do casal. As acusações são: narcoterrorismo, conspiração para importar cocaína, posse de metralhadoras e conspiração. Maduro se declarou inocente na primeira audiência do caso. /COLABORARAM BERNARDO COSTA, CLARISSA PACHECO, GABRIEL BELIC, GIOVANA FRIOLI, MARCELO PERRONE E TALITA BURBULHAN.
Veja todas as checagens do 'Estadão Verifica' sobre a captura de Maduro
Trump diz que EUA vão 'governar a Venezuela' após prisão de Maduro; acompanhe