Vídeo de escolta aérea de Trump no Oriente Médio é anterior a conflito recente entre Israel e Irã
GRAVAÇÃO MOSTRA PRESIDENTE DOS EUA NO CATAR EM MAIO DESTE ANO; POSTAGEM TENTA RELACIONAR REGISTRO AOS ATAQUES OCORRIDOS DESDE ESTA SEXTA-FEIRA, 13
O que estão compartilhando: vídeo que mostraria escolta aérea do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enquanto sobrevoa o Oriente Médio após troca de bombardeios entre Irã e Israel.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: as imagens estão fora de contexto. O vídeo mostra a escolta aérea de Trump no Catar em maio deste ano. A filmagem é anterior aos ataques ocorridos entre Israel e Irã desde a sexta-feira, 13.
Saiba mais: por meio de uma busca reversa de imagens (saiba aqui como fazer), o Verifica identificou o mesmo vídeo publicado em maio deste ano. Postagens daquela época indicam que a filmagem mostra a escolta aérea de Trump no Catar. Veja abaixo.
O período das postagens coincide com uma visita do presidente dos Estados Unidos a Doha, capital catarense. Como mostrou o Estadão, os Estados Unidos e o Catar assinaram um acordo de US$ 200 bilhões para a compra de jatos da Boeing.
A assistente especial e assessora de Trump Margo Martin também publicou imagens da escolta, mas de outro ângulo. "F-15 do Catar fornecendo escolta honorária para o Air Force One", escreveu.
Vídeo é associado com guerra entre Israel e Irã
Na última quinta-feira, 12, Israel bombardeou diversos alvos no Irã, no que chamou de "ataques preventivos". Os principais alvos foram as instalações nucleares iranianas, e o ataque matou lideranças militares do país.
O Irã respondeu com o envio de centenas de mísseis balísticos em direção a Israel. Diversos disparos furaram o sistema antimísseis conhecido como Domo de Ferro, o que fez com que os bombardeios atingissem o centro de Tel-Aviv.
EntendaIsrael e Irã trocam ataques: entenda em vídeos, fotos e infográficos o conflito entre os países
Desde então, o conflito entre os países teve nova escalada. Os ataques envolvem, por exemplo, bombardeio a aeroporto e ondas de mísseis.
Neste domingo, 15, Trump afirmou a repórteres na Casa Branca que há "grande chance" de um acordo entre Irã e Israel. Antes disso, usou as redes sociais para pressionar as nações a negociarem, além de insinuar que poderá usar o comércio nas tratativas.
O vídeo da escolta aérea circula fora de contexto, como se fosse um registro de Trump em Israel após os recentes episódios de tensão. Como já explicado anteriormente, a filmagem mostra escolta de caças ao avião que transportava Trump ao Catar.
Como lidar com postagens do tipo: é comum que desinformadores usem imagens fora de contexto em situações de grande relevância. No caso aqui verificado, a postagem tenta relacionar uma imagem anterior à recente escalada de tensão no Oriente Médio aos bombardeios entre Israel e Irã. Uma ferramenta útil para verificar este tipo de publicação é a busca reversa de imagens.
