União Europeia não ameaçou sanções contra Brasil em apoio aos EUA; post confunde UE com Otan
BLOCO EUROPEU, NA VERDADE, ESTUDA RETALIAR TARIFAS DOS ESTADOS UNIDOS; PAÍSES TAMBÉM ANUNCIARAM NOVAS MEDIDAS CONTRA RÚSSIA
O que estão compartilhando: que a União Europeia estuda se juntar aos Estados Unidos e aplicar sanções ao Brasil após o governo de Luiz Inácio Lula da Silva avançar em negócios com a Rússia.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Não houve anúncio de sanções contra o Brasil por parte do bloco europeu. Nos últimos dias, segundo a imprensa internacional, a União Europeia tem se movimentado para retaliar os Estados Unidos diante das tarifas impostas por Trump ao bloco. Os europeus também anunciaram um 18º pacote de sanções à Rússia.
Quem ameaçou sancionar o Brasil por conta de negócios com a Rússia foi a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma aliança militar composta por 32 países, sendo 30 europeus, além de Estados Unidos e Canadá.
O conteúdo falso, com uma lista de sanções que incluem até proibição de voos e circulação, circula em diversos canais de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nenhum deles aponta uma fonte para a alegação. O Itamaraty disse ao Verifica desconhecer medidas da União Europeia contra o Brasil.
Saiba mais: Os Estados Unidos vêm impondo tarifas comerciais a diversos países desde que o presidente Donald Trump assumiu seu segundo mandato. No início deste mês, Trump anunciou tarifas de 50% a produtos brasileiros e, logo depois, novas tarifas de 30% a países europeus.
Trump justificou as tarifas contra o Brasil dizendo haver uma "caça às bruxas" contra Bolsonaro e criticando decisões da Justiça brasileira contra empresas de tecnologia, as big techs.
Além de Trump, o secretário geral da Otan, Mark Rutte, declarou na semana passada que países como Brasil, China e Índia - membros dos Brics - poderiam ser atingidos por duras sanções secundárias caso continuem a fazer transações comerciais com a Rússia.
Embora seja formada majoritariamente por países europeus, a Otan não é a mesma organização que a União Europeia. O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, disse que as declarações de Rutte são descabidas, inclusive porque a Otan é uma organização militar, e não comercial.
No caso do Brasil, o alvo é a compra de diesel e gasolina russos. Esta semana, a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) disse que, mesmo que haja tarifas adicionais, o Brasil continuará importando os dois produtos da Rússia, porque não é tão simples encontrar um fornecedor substituto com a mesma capacidade de volume, como mostrou o Estadão.
Deputado polonês pediu sanções a Moraes
Após o tarifaço anunciado por Trump, voltou a circular nas redes um pedido do eurodeputado polonês Dominik Tarczynski por sanções da União Europeia diretamente ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O pedido, contudo, não tem a ver com as tarifas de Trump, nem com as negociações do Brasil com a Rússia.
Tarczynski gravou um vídeo em abril deste ano propondo sanções a Moraes nos países da União Europeia após Bolsonaro receber uma intimação judicial na UTI do Hospital DF Star, em Brasília (DF). Ele chamou as medidas de "comunistas" e disse que era "hora de agir".