Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Postagens cortam trecho de fala de Lula sobre foto de homem negro sem dentes

PRESIDENTE CONTOU QUE PEDIU PARA USAR FOTOGRAFIA DE HOMEM NEGRO SORRIDENTE EM REVISTA A SER DISTRIBUÍDA NO EXTERIOR

26 ago 2025 - 10h42
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva questiona a inclusão de uma foto de um homem negro sem dentes em uma revista a ser divulgada na Alemanha. "Isso é fotografia para colocar representando o Brasil no exterior? Um cara sem dentes e ainda negro?", diz Lula na filmagem.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. A postagem não exibe a fala completa de Lula. Durante a cerimônia de entrega de 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), no dia 21 de agosto, em Sorocaba (SP), o presidente disse que reclamou com um ministro do Desenvolvimento Agrário sobre a foto usada em uma revista a ser distribuída em um congresso de pequenos produtores no exterior. Lula contou que a fotografia mostrava uma mulher branca ao lado de um homem negro sem dentes. O seguinte trecho da fala do presidente é omitido na postagem enganosa:

"Você não acha que isso é preconceito? Eu lembrei do Joãozinho Trinta (ex-carnavalesco da Beija-Flor): 'Quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta de coisa boa'. Eu falei para ele: 'Você pode anular essa revista, joga essa página fora e faz uma foto de um cara com dente'. E aí eu resolvi criar o Brasil Sorridente."

Procurada, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência afirmou que a fala foi tirada de contexto e que Lula criticou a escolha editorial por reforçar uma visão preconceituosa e estigmatizada sobre pessoas negras e pobres.

Saiba mais: Durante a cerimônia de entrega das unidades odontológicas, Lula relembrou o episódio com a revista e disse que a situação serviu de motivação para a criação do programa Brasil Sorridente. É uma política pública voltada à ampliação do acesso da população a serviços de saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja a transcrição completa da fala de Lula:

"Uma vez, eu tinha um ministro da Agricultura, ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo (Teixeira, atual titular da pasta), que foi participar de um congresso de propriedade rural de pequenos na Alemanha. E ele fez uma revista maravilhosa, bonita, e no meio da revista tinha uma capa com uma senhora bonitona, devia ser filha de italiana ou de alemão, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina. Com a bochecha bem vermelha, sabe, sorrindo. E de perto dela um monte de planta, de coisa que ela tinha colhido: alface, pepino, cenoura. E do lado dela um senhor negro, alto, sorrindo, sem nenhum dente aqui na boca.

Eu chamei o menino e perguntei: 'Escuta aqui, por que é que você colocou essa fotografia desse senhor negro sem dente? Você acha isso bonito? Você acha isso bonito, cara? Isso é fotografia para você colocar representando o Brasil no exterior, um cara sem dente e ainda negro? Você não acha que isso é preconceito?' Eu lembrei do Joãozinho Trinta: 'Quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta de coisa boa'. Eu falei para ele: 'Você pode anular essa revista, joga essa página fora e faz uma foto de um cara com dente'. E aí eu resolvi criar o Brasil Sorridente".

Reações à fala de Lula sobre homem negro sem dentes

A fala de Lula foi criticada por políticos de oposição. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), classificou o discurso do presidente como "absurdamente racista" e disse que "Lula racista" era um dos termos mais comentados na rede social X (antigo Twitter). O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) também chamou Lula de racista.

O Verifica conversou com Laila Thaíse Batista de Oliveira, doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), sobre o discurso de Lula.

Ela criticou o compartilhamento da declaração do presidente de forma incompleta. Laila opinou que, apesar de parecer desorganizada pela espontaneidade, a fala é uma crítica à construção da imagem da população negra, principalmente para fora do País.

"Ele chama a atenção para a importância de a comunicação institucional considerar que não se pode fortalecer estigmas e estereótipos de pessoas negras", disse. "Essa representação desumaniza a população negra; não é que situações como a desse senhor não existam, mas reforçá-las numa peça de comunicação é cruel, inclusive para as pessoas pobres e negras, que não querem se ver dessa forma na mídia".

Almirante Alvin Holsey não estava em aeronave da Força Aérea americana que pousou no Brasil

China não rompeu com o Brasil em meio a disputa comercial com os EUA

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade