É falso que vinagre de maçã seja capaz de melhorar colesterol, diabetes e digestão em uma semana
CUIDADOS COM CORAÇÃO, SISTEMA DIGESTIVO E REGULAÇÃO DA GLICEMIA PASSAM POR UMA SÉRIE DE MEDIDAS, COMO CONTROLE DA ALIMENTAÇÃO E PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS
O que estão compartilhando: vídeo afirma que tomar vinagre de maçã diariamente durante uma semana é capaz de prevenir doenças cardíacas, melhorar a digestão e controlar diabetes.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Especialistas em cardiologia, gastroenterologia e endocrinologia asseguram que não existem evidências científicas robustas de que o vinagre de maçã possa agir como descrito no vídeo, principalmente em tão curto espaço de tempo. A prevenção dos problemas de saúde citados envolve se alimentar de forma saudável, praticar atividades físicas e evitar hábitos danosos, como fumar e beber. Para quem já está adoecido, é necessário consultar um médico para orientação adequada de cada caso.
Não há comprovação que vinagre diminua triglicerídeos e LDL
No vídeo, um homem recomenda diluir uma colher de vinagre em aproximadamente 100 ml de água fria ou morna e tomar a mistura após o jantar.
O primeiro benefício que ele alega aparecer em sete dias é a redução dos níveis de triglicerídeos e menor oxidação de LDL (colesterol ruim). Segundo ele, isso seria excelente para prevenir doenças cardíacas.
Conforme o médico Renato Alves, especialista da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o vinagre até pode ajudar a reduzir os níveis de triglicerídeos, mas de forma discreta e a longo prazo.
"O consumo regular de vinagre por meses tem leve efeito na glicemia e no perfil lipídico, possivelmente por retardar a absorção de carboidratos e melhorar a sensibilidade à insulina, porém, de forma discreta", explicou.
Segundo ele, o que realmente é eficaz para essa redução são mudanças na dieta, como redução do consumo de carboidratos e açúcar e suspensão de bebidas alcoólicas. Além disso, a perda de peso e a atividade física contribuem de forma significativa.
Caso os níveis de triglicerídeos estejam acima de 500 mg/dL, é aconselhado o uso de medicamentos específicos para a redução, o que deve ser indicado por um médico especialista.
Já o LDL é uma lipoproteína que transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células de outros tecidos do corpo. Em nível elevado, permite acúmulo de colesterol nas paredes internas das artérias, o que cria placas de gordura e dificulta o fluxo de sangue, podendo levar a problemas no coração. Por isso, ele é conhecido como "colesterol ruim".
O cardiologista Renato Alves explica que a menor oxidação de LDL, mencionada no vídeo como um dos benefícios do vinagre, significaria a diminuição do acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias. Esse processo diminuiria o risco de doenças cardiovasculares, mas não há comprovação de efeito do vinagre nesse sentido.
Segundo o médico, é melhor investir em uma "dieta rica em antioxidantes, sem presença de gorduras trans e com pequena porcentagem de gorduras saturadas".
Vinagre de álcool não é recomendado como medida para combater mosquito da dengue
Vídeo exagera benefícios do vinagre de maçã e engana com receita milagrosa contra colesterol alto
Vinagre não interfere na digestão
O vídeo afirma que a receita de vinagre de maçã é capaz de gerar benefícios na digestão "porque o ácido acético estimula a produção do ácido clorídrico e melhora a ação das enzimas digestivas". O ácido clorídrico é uma das substâncias presentes no suco gástrico.
Isso não é verdadeiro, segundo a gastroenterologista Cristina Flores, integrante do Grupo de Estudos para Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB). Ela explica que não existe evidência científica de que o vinagre de maçã tenha qualquer papel no processo digestivo.
"Nenhum estudo mostra que o vinagre de maçã estimula o ácido clorídrico e, por isso, melhora a digestão", afirmou.
Além disso, de acordo com a médica, a digestão não depende só do ácido clorídrico. "Depende de outras enzimas digestivas que são tão ou mais importantes que o próprio ácido clorídrico", disse.
Ação contra diabetes não tem respaldo científico
O vídeo também diz que a mistura de vinagre é capaz de reduzir a glicemia, o que é bom para quem tem pré-diabetes ou diabetes. Essa afirmação é desmentida pelo endocrinologista Ruy Lyra, coordenador do Departamento de Diabetes Mellitus da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
"Não existe nenhuma evidência de benefício do vinagre na glicemia, nem na resistência à insulina, nem no pré-diabetes, nem no diabetes. É completamente infundado", disse.
Alguns estudos apontam para potencial ação do vinagre no controle de glicose e insulina, porém essas pesquisas não são conclusivas e envolveram pequeno número de pacientes.
O tratamento eficaz do diabetes depende de uma combinação de medicamentos, insumos, mudanças no estilo de vida e educação em saúde.
Receitas milagrosas com vinagre aparecem frequentemente nas redes sociais. O Estadão Verifica já checou outros posts desinformativos associando o produto ao controle do colesterol e do diabetes. Também já demonstrou que o líquido não tem propriedades antirrugas e não deve ser passado no rosto.