Bolsonaro publica foto antiga para passar ideia de Paulista lotada em ato de domingo
IMAGEM É ANTIGA E SE REFERE À MANIFESTAÇÃO DE FEVEREIRO DE 2024; ASSESSORIA DO EX-PRESIDENTE FOI CONTATADA, MAS NÃO RETORNOU
O que estão compartilhando: imagem aérea da Avenida Paulista, na capital de São Paulo, com grande concentração de pessoas. As legendas dos posts afirmam se tratar da manifestação bolsonarista deste domingo, 29. Uma das postagens foi feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O Estadão Verifica apurou e concluiu que: está fora de contexto. A imagem que vem sendo compartilhada é antiga, e se refere ao ato de 25 de fevereiro de 2024, quando foi registrada presença de público de 185 mil pessoas na Avenida Paulista. A manifestação deste domingo, 29, reuniu 12,4 mil apoiadores, o menor público em São Paulo desde que Bolsonaro deixou a Presidência em 2022. Os dados são do Monitor do Debate Público do Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP).
Saiba mais: as postagens foram feitas em diversas contas no X, antigo Twitter. Há posts também no YouTube e no Threads - este último feito pelo perfil de Bolsonaro. Ele compartilha a imagem antiga e escreve:
"- Av. Paulista
- Domingo (29/06/2025)
- Obrigado Sempre, Brasil!"
Porém, a foto é da manifestação na Avenida Paulista em 25 de fevereiro de 2024, não deste domingo, 29. A assessoria de Bolsonaro foi procurada, mas não se manifestou.
A foto antiga que vem sendo compartilhada como se fosse atual é a mesma publicada pelo g1 no ano passado, registrada pelo fotógrafo Miguel Schincariol, da AFP. Abaixo, a comparação:
Imagens aéreas feitas pelo Estadão na manifestação deste domingo, 29, mostram outros elementos. As fotos foram feitas do mesmo ângulo, e permitem constatar diferenças no carro de som: a boleia do caminhão está virada para o lado oposto, não há escadas nas extremidades do palanque e consta uma faixa lateral em que se lê o mote "Justiça já!" (abaixo).
Ato reuniu público menor
A manifestação deste domingo, 29, reuniu o menor público registrado em São Paulo em manifestações bolsonaristas desde que Bolsonaro deixou a Presidência em 2022. Foram 12,4 mil manifestantes, segundo análise do Monitor do Debate Público do Meio Digital, da USP. A contagem foi feita no momento de pico da manifestação, às 15h40, a partir de fotos aéreas analisadas com software de inteligência artificial.
O ato de 25 de fevereiro de 2024 reuniu 185 mil pessoas na Paulista. Já o ato de 6 de abril deste ano registrou público de 44,9 mil apoiadores. Os dados são do Monitor da USP.
A manifestação deste domingo, 29, teve "Justiça já!" como mote. Diferentemente do protesto do dia 6, intitulado "Anistia já", o ato teve uma pauta mais ampla. Embora os participantes tenham pedido anistia aos presos pelo 8 de Janeiro, os discursos se concentraram em críticas ao governo Lula e ao Supremo Tribunal Federal (STF), e nas perspectivas eleitorais para 2026.