Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Calor extremo no RS leva à suspensão das aulas em cinco cidades

Temperaturas elevadas causam interrupção das atividades escolares até segunda-feira, quando o clima deve se amenizar

7 mar 2025 - 10h48
Compartilhar
Exibir comentários

As altas temperaturas que afligem o Rio Grande do Sul desde a segunda quinzena de fevereiro continuam impactando a rotina dos gaúchos. Na última quinta-feira (6), cinco cidades da Região Sul do Estado, incluindo Capão do Leão, Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e Turuçu, decidiram suspender as aulas devido ao calor extremo. Os alunos só devem retornar às atividades na segunda-feira (10), quando o clima deverá ser mais ameno.

Foto: Manoelle Duarte/Arquivo PMPA/ilustrativa / Porto Alegre 24 horas

Em Capão do Leão, a suspensão das aulas foi acordada pela prefeitura em conjunto com as direções escolares, visando garantir a saúde e o bem-estar dos estudantes. Já em Pelotas, a decisão foi formalizada na quarta-feira (5) com a publicação de um decreto no diário oficial do município. Os termômetros indicaram sensação térmica de até 42°C na quinta-feira.

A Secretaria Municipal de Educação de Rio Grande explicou que a combinação de altas temperaturas e alta umidade relativa do ar foi o fator determinante para a suspensão das aulas, que deverá ser compensada posteriormente. A prefeitura de Turuçu informou que as aulas serão repostas em julho de 2025, enquanto as autoridades de São José do Norte ainda definirão as datas de reposição.

Previsão do tempo

O calor intenso no Rio Grande do Sul continuará até este sábado (10), com temperaturas que podem alcançar até 40°C em diversas regiões. As chuvas isoladas persistem na Metade Oeste e na Serra, com acumulados de 5 a 10 milímetros por dia. O avanço de uma frente fria da Argentina trará chuvas mais fortes para o Sul e a Campanha.

No domingo (9), o clima instável se espalha por todo o Estado, com previsão de chuvas fortes, raios e até granizo. A Defesa Civil emitiu um alerta para a população, especialmente para crianças, idosos e animais, orientando a manutenção de hidratação constante e a proteção contra a exposição direta ao sol, especialmente entre 10h e 16h.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade