Vídeo: Tempestade silenciosa de raios atinge Porto Alegre
As filmagens mostram ao fundo uma tempestade de raios, é possível perceber pelo som o silencio da rua, pessoas passam conversando e não se ouve barulho da tempestade. Veja o vídeo gravado no bairro Lomba do Pinheiro em Porto Alegre.
Na quarta-feira, o Rio Grande do Sul foi atingido por uma instabilidade que trouxe temporais isolados em diversas regiões, acompanhados de chuva forte, rajadas de vento e queda de granizo em diferentes municípios. A MetSul Meteorologia realizou um levantamento com base nos dados do sensor GLM do satélite meteorológico GOES-16 e constatou que o estado teve perto de 200 mil descargas elétricas. Em Porto Alegre, foram captados 1.063 flashes pelo sensor do satélite da NOAA e NASA.
A instabilidade ocorreu numa atmosfera quente e úmida com a aproximação de uma frente fria pelo Sul, na altura da província de Buenos Aires. As máximas chegaram a 35,7ºC em Campo Bom e 35,0ºC no Jardim Botânico da capital. No interior, os termômetros registraram 36,6ºC em São Luiz Gonzaga, 36,1ºC em Santa Maria e 36,0ºC em São Borja, dentre outros municípios. O aquecimento maior do que era antecipado pelas projeções dos modelos colaborou para a formação de nuvens carregadas.
Com a atmosfera muito aquecida e a umidade presente, nuvens de maior desenvolvimento vertical se formaram durante a tarde com chuva e tempestades isoladas. À noite, nuvens ainda mais carregadas avançaram pelo território gaúcho, e a atmosfera quente e úmida possibilitou que as nuvens gerassem um alto número de raios, a maioria intra-nuvens e não nuvem-solo, gerando um espetáculo de luzes no céu.
Veja o vídeo gravado por um leitor que enviou para a redação do Porto Alegre 24 Horas.
O temporal de chuva, vento e raios que se abateu sobre Porto Alegre trouxe alagamentos na área central da cidade, onde mais choveu. Foram 20 mm em meia hora na Cidade Baixa. Houve alagamentos nos cruzamentos da Padre Cacique com a José de Alencar, Aparício Borges com Pedro Boticário, Dona Teodora com a A. J. Renner e João Goulart com a Edvaldo Pereira Paiva. A rua Dona Fermina, no Partenon, teve bloqueio total, pois uma árvore caiu no meio da rua e teve que ser cortada e retirada. A CEEE Grupo Equatorial Energia registrou falta de luz em diversos bairros da capital.