Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trânsito

vc repórter: motorista falsifica placa da prefeitura e usa corredor em SP

29 nov 2013 - 22h03
(atualizado às 22h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Veículo trafegava pela faixa exclusiva na avenida Radial Leste, na zona leste
Veículo trafegava pela faixa exclusiva na avenida Radial Leste, na zona leste
Foto: Tales Brinca / vc repórter

Um motorista de São Paulo criou uma forma diferente para utilizar a faixa exclusiva de ônibus da avenida Radial Leste, na zona leste, sem ser penalizado. Ele falsificou uma placa preta com o logotipo da prefeitura de São Paulo e a inscrição “Secretário Municipal” e a afixou nos para-choques dianteiro e traseiro do carro e foi fotografado em frente à estação Tatuapé do Metrô. Segundo a Polícia Militar, se flagrado, o condutor pode ficar até seis anos preso.

O internauta Tales Brinca, que enviou fotos do “carro fantasma” ao Terra, afirma que a mesma cena se repete com frequência. "Pelo menos uma ou duas vezes por semana eu vejo esse veículo rodando com essa mesma placa, em diversos pontos da Radial”, conta.

Carro trafega com placa falsa para se passar por veículo oficial da prefeitura
Carro trafega com placa falsa para se passar por veículo oficial da prefeitura
Foto: Tales Brinca / vc repórter

Procurada pelo Terra, a prefeitura de São Paulo explicou após analisar as imagens que o carro não pertence a nenhum órgão municipal, sendo, portanto, uma fraude. “Não há na nossa frota nenhum modelo como o da imagem. Importante reiterar que todas as placas de representação dos veículos que atendem as autoridades da administração (prefeito, vice e secretários) são numeradas de 001 a 066, em configurações que obedecem ao estabelecido pelas resoluções do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), do Departamento de Transportes Internos (DTI) e da Secretaria Municipal de Transportes”.

Chefe do Setor de Controle de Multas do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), o tenente Vicentin, da Polícia Militar, explicou, embasado no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que “conduzir o veículo com o lacre , a inscrição do chassi, o selo, a placa ou qualquer outro elemento de identificação do veículo, violado ou falsificado” rende multa, recolhimento do veículo ao pátio e também o recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual (CLA).

Outra consequência mais grave à qual esteve submetido o motorista do Corolla preto fotografado está prevista no Código Penal. O texto do artigo 311 diz que "adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento" pode acarretar em detenção de 3 a 6 anos, além de multa.

Sem regalias para carros oficiais

Mesmo sendo oficial, o carro fotografado não goza de privilégios em relação ao corredor, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O órgão informou, via nota, que os veículos de representação dos Presidentes dos Tribunais Federais, dos Governadores, Prefeitos, Secretários Estaduais e Municipais, de Oficiais Generais das Forças Armadas, dentre outros, têm placas especiais, de acordo com os modelos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Porém, estes veículos devem cumprir as regras de trânsito estabelecidas pela lei.

O internauta Tales Brinca, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade