PUBLICIDADE

Trânsito

SP aplicou mais de 350 mil multas em faixas e corredores de ônibus em 2013

16 set 2013 - 07h22
(atualizado às 07h22)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Com o aumento do número de corredores de ônibus, a CET passou a aplicar mais multas para motoristas que invadem essas áreas</p>
Com o aumento do número de corredores de ônibus, a CET passou a aplicar mais multas para motoristas que invadem essas áreas
Foto: Bruno Santos / Terra

A cidade de São Paulo aplicou, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET),  532.531 multas para veículos que trafegaram em faixas exclusivas de ônibus à direita e em corredores à esquerda desde o início do ano até o mês de agosto. Com a implantação da Operação Dá Licença para o Ônibus, responsável pela criação de mais de 160 quilômetros de faixas exclusivas desde janeiro, aumentou significativamente o número de infrações por tráfego proibido nestes trechos.

De acordo com a CET, foram aplicadas 152.701 multas para motoristas que trafegaram em faixas exclusivas entre janeiro e agosto. No mesmo período do ano anterior, o órgão aplicou 24.522 multas. A multa para quem trafegar nas faixas de ônibus é de R$ 53,20 e o condutor perde 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Já em corredores, como os de Santo Amaro e Pirituba, por exemplo, foram aplicadas 199.830 multas nos primeiros oito meses de 2013.  No mesmo período de 2012, foram emitidas 190.759 autuações para esta mesma infração.

Aumento de multas

A CET informou que a cidade intensificou a fiscalização para “coibir o desrespeito aos motoristas que trafegam indevidamente nestas vias segregadas”. A iniciativa faz parte de uma das principais metas do prefeito Fernando Haddad (PT), que pretende privilegiar o uso do transporte coletivo em vários pontos da cidade.

Tendo em vista que uma das principais metas da gestão é aumentar o número de vias exclusivas para o transporte coletivo, bem como a velocidade média desenvolvida pelos ônibus na cidade, desde o início do ano a CET e a SPTrans passaram a intensificar esse tipo de autuação.

Atualmente, a fiscalização em faixas e corredores de ônibus é realizada pelos 1.854 agentes de trânsito da CET, distribuídos em quatro turnos de operação e por 690 funcionários da SPTrans que também estão aptos a aplicar multas. Além disso, esse tipo de infração também é fiscalizada por 31 equipamentos de Invasão à Faixa Exclusiva de Ônibus. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade