PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

SUS passa a oferecer vacina contra HPV; pais deverão autorizar

O HPV é o principal causador do câncer de colo de útero

1 jul 2013 - 13h34
(atualizado às 13h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira a inclusão da vacina contra o papilomavírus humano, o HPV, no calendário de imunizações oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ao custo anual de R$ 360,7 milhões. Para 2014, a pasta vai comprar 12 milhões de doses. O HPV é o principal causador do câncer de colo de útero.

A vacina será disponibilizada exclusivamente para meninas de 10 e 11 anos, que só poderão ser vacinadas mediante autorização dos pais ou responsáveis. Com a liberação, as meninas deverão tomar três doses, com dois e quatro meses de diferença entre elas. Com a inclusão desta vacina no SUS, o sistema passa a oferecer 27 vacinas gratuitamente.

A imunização entre as meninas que ainda não iniciaram a vida sexual foi uma escolha baseada em estudos que comprovam a eficácia da vacina em pessoas que ainda não tiveram contato com o vírus. A partir do ano que vem as doses serão oferecidas em postos de saúde e nas escolas. Atualmente, só o Distrito Federal disponibiliza a vacina gratuitamente para meninas entre 11 e 13 anos.

Segundo o ministério, a vacina vai proteger contra os tipos 6, 11, 16 e 18 de HPV, sendo que dois deles são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero. Os fabricantes da vacina - Instituto Butantan em parceria com o laboratório Merck Sharp e Dohme - prometem a fabricação de uma vacina que protege contra nove tipos de HPV. Hoje, existem 13 variações do vírus que podem causar câncer.

HPV

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que mais de 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV. No Brasil, a entidade estima que 685 mil mulheres são infectadas anualmente pelo vírus. 

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade