PUBLICIDADE

Sob pressão, STF começa a julgar habeas corpus de Lula

4 abr 2018 - 14h15
(atualizado às 14h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Sob pressão, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) começaram a julgar nesta quarta-feira o habeas corpus impetrado pela defesa ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pode evitar a eventual prisão do petista por ora.

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa em Curitiba
28/03/2018 REUTERS/Rodolfo Buhrer
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa em Curitiba 28/03/2018 REUTERS/Rodolfo Buhrer
Foto: Reuters

Há duas semanas, o Supremo concedeu uma liminar a Lula para que ele permaneça em liberdade até pelo menos o julgamento do habeas corpus.

Na semana passada, a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) rejeitou os embargos de declaração da defesa do ex-presidente, que questionavam pontos da condenação a 12 anos e 1 mês de prisão imposta em janeiro a Lula no caso do tríplex do Guarujá (SP).

Quando o TRF-4 encerrar a aceitação de recursos, pelo entendimento atual do Supremo, Lula poderá ser preso para começar a cumprir sua pena. Mas se o STF conceder o habeas corpus, o ex-presidente poderá permanecer em liberdade até o fim de todos os recursos nas instâncias superiores.

Lula nega ser dono do tríplex assim como quaisquer outras irregularidades. Ele afirma ser alvo de uma perseguição política promovida por setores do Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal com o objetivo de impedi-lo de ser candidato.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade