Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SC: médico é condenado por esquecer lâmina em paciente

21 jun 2012 - 16h38
(atualizado às 16h46)
Compartilhar
Fabricio Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Um médico ortopedista terá que pagar R$ 15 mil de indenização por ter esquecido a lâmina de um bisturi dentro do joelho de um paciente. A condenação foi confirmada pela Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

O caso ocorreu há dez anos, em Blumenau. Após se submeter a uma cirurgia para reconstruir parte dos ligamentos, o paciente chegou a realizar consultas e um raio-x, mas o objeto não foi localizado. Apenas em 2003, um ano depois da operação, um médico descobriu que a lâmina do bisturi ainda estava no joelho direito do autor da ação.

O ortopedista condenado alegou que a retirada da lâmina poderia atrapalhar e atrasar a recuperação do paciente.

Na decisão, o relator Ronei Danielli não acatou a alegação do médico de que não teria ocorrido imperícia. O magistrado chegou a anotar que, mesmo que a conduta mais adequada fosse a manutenção do fragmento na articulação para não prolongar a recuperação do paciente, a conduta médica teria sido "negligente".

"A perda de um fragmento de bisturi, expressão utilizada pelo médico na observação constante do prontuário médico, e a não extração demonstram que houve conduta negligente e antijurídica durante a cirurgia", assinalou o desembargador na decisão. Por unanimidade, a Justiça estipulou a indenização em R$ 15 mil. O ortopedista pode recorrer da decisão.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra