PUBLICIDADE

"Marco divisor" e "cartas marcadas": a reação dos políticos

24 jan 2018 - 18h36
(atualizado às 20h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Montagem / Futura Press

Os desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) mantiveram, por unanimidade, a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no julgamento do recurso do processo do apartamento tríplex do Guarujá (SP) e aumentaram a pena fixada anteriormente pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DE SÃO PAULO E PRESIDENTE NACIONAL DO PSDB:

"Talvez não termine hoje essa novela, porque cabe recurso, mas o importante não é se preocupar com adversário, é se preocupar com eleitor. Quem vai decidir a eleição é o povo."

PAULO PIMENTA (RS), LÍDER DO PT NA CÂMARA:

"Corporativismo! Os desembargadores não analisaram a propriedade do imóvel. Limitaram-se a defender (o juiz Sérgio) Moro. Foi uma defesa da sentença e não uma análise dos argumentos da defesa. Um jogo de cartas marcadas. Amanhã teremos reunião da Direção Nacional. Vamos reafirmar a candidatura de Lula"

RONALDO CAIADO (GO), LÍDER DO DEM NO SENADO:

"Essa decisão já torna o presidente inelegível. A Lei da Ficha Limpa deixa claro que condenado por um colegiado ele estará afastado definitivamente de toda e qualquer disputa eleitoral."

"Em relação ao momento da política nacional, nós já sabemos que a Justiça mais do que nunca fez com que prevalecesse a decência ao punir o ex-presidente da República depois de tantos fatos e tantos crimes cometidos por ele. É muito comum você ouvir um petista dizendo 'onde estão as provas?'. E são muitas, basta ler os autos... Esta é uma realidade."

GLEISI HOFFMANN, SENADORA E PRESIDENTE NACIONAL DO PT:

"O corporativismo sobrepôs a Constituição, a legalidade, a democracia, sustentando o golpe e os interesses da elite brasileira."

ÁLVARO DIAS, SENADOR E LÍDER DO PODEMOS:

"É um julgamento emblemático, que pode ter até impactos no processo eleitoral, mas muito mais importante é ser um marco divisor... um avanço histórico para a consolidação de uma nova Justiça onde todos serão iguais perante a lei. Ninguém acima da lei, mesmo que seja ex-presidente da República."

"Em relação às provas, diziam que não existem provas e o relator apresentou prova a prova com muita consistência, referendando a decisão do juiz (Sérgio) Moro ainda com maior rigor, afirmando que as provas são seguras e portanto suficientes para a condenação."

TRF4 mantém condenação e amplia pena de Lula por unanimidade:

Veja também:

Julgamento de Lula reúne pequeno grupo de defensores em Curitiba:
Manifestantes fazem ato em Porto Alegre em defesa de Lula:
Ato em defesa da justiça é realizado em Toledo:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade