Qual é a maior palavra nos dicionários de língua portuguesa? Dica: tem 46 letras
Termo é o mais longo em Português, mas ainda é modesto perto dos gigantes de outros idiomas
Ainda que muitas vezes palavras como inconstitucionalissimamente e oftalmotorrinolaringologista sejam popularmente tidas como as maiores na língua portuguesa, elas ainda não chegam perto da real campeã nos dicionários. Na verdade, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico está registrada como o mais longo termo em português desde 2001.
Com 46 letras e 19 sílabas, ela se refere a uma condição pulmonar causada pela inalação de cinzas vulcânicas. Por ser um termo técnico e bastante raro, é difícil de ser ouvida fora de contextos médicos muito especializados.
Em inglês, a palavra mais longa é a pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis, quase idêntica à tradução em português, mas com 45 letras. Ela também se refere à doença pulmonar e aparece em dicionários tradicionais, como o Oxford English Dictionary.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com o dicionário, o termo foi criado em 1935 por Everett M. Smith, na época presidente de uma associação que se dedicava apenas a enigmas e jogos linguísticos.
No espanhol, a maior palavra dicionarizada é electroencefalografistas, com apenas 23 letras. Ela é usada para designar os profissionais que realizam exames de eletroencefalograma.
Já o alemão contém uma das palavras mais longas vistas oficialmente: rindfleischetikettierungsüberwachungsaufgabenübertragungsgesetz, com 63 letras. Usada para se referir a uma lei do país sobre a rotulagem de carne bovina, ela já foi retirada de uso.
A maior palavra já registrada em qualquer idioma é usada para designar o nome químico completo da titina, uma proteína presente nos músculos. Com cerca de 190 mil letras, ela levaria mais de 3 horas para ser pronunciado por completo e, por conta de sua extensão, não aparece em dicionários comuns.