Vorcaro vendeu parte de empresa dona de jatinho a fundo da Reag antes de operação da PF, diz jornal
Aberta em 2006, a Viking é uma das empresas mais antigas do dono do Banco Master
Daniel Vorcaro vendeu 55% da Viking Participações a um fundo da Reag dois meses antes de sua prisão pela Polícia Federal, em meio a investigações envolvendo o Banco Master e a Operação Carbono Oculto.
O ex-banqueiro Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master, vendeu 55% de uma de suas principais empresas, a Viking Participações, para um fundo de investimentos administrado pela Reag dois meses antes de ser preso pela Polícia Federal (PF). As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A Viking é uma holding patrimonial que ganhou notoriedade por ser proprietária de três aeronaves utilizadas por Vorcaro, entre elas o jato no qual o banqueiro pretendia embarcar para o exterior no dia de sua prisão, em 17 de novembro. Ele acabou sendo liberado 12 dias depois.
A venda da participação da Viking foi formalizada e registrada na junta comercial em setembro de 2025, período em que o banco de Vorcaro já enfrentava uma crise. No começo daquele mês, o Banco Central havia barrado a compra do Master pelo BRB e, semanas mais tarde, surgiram as informações de que a Polícia Federal abriria um inquérito para apurar a situação da instituição.
O documento registrado na Junta Comercial de Minas Gerais mostra que Vorcaro transferiu mais da metade do capital social da Viking no dia 17 de setembro para o Stern Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, administrado pela Reag.
A Reag é investigada por suposta participação em fraude que teria inflado artificialmente ativos ligados ao Master e também foi um dos alvos da Operação Carbono Oculto — deflagrada pela Polícia Federal em agosto de 2025, que apura a atuação do PCC (Primeiro Comando da Capital) em negócios da economia formal.
Aberta em 2006, a Viking é uma das empresas mais antigas de Vorcaro. Não é possível afirmar qual foi o valor da venda do controle da Viking para o Stern com base em dados públicos.