Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Vorcaro vendeu parte de empresa dona de jatinho a fundo da Reag antes de operação da PF, diz jornal

Aberta em 2006, a Viking é uma das empresas mais antigas do dono do Banco Master

8 fev 2026 - 08h08
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Daniel Vorcaro vendeu 55% da Viking Participações a um fundo da Reag dois meses antes de sua prisão pela Polícia Federal, em meio a investigações envolvendo o Banco Master e a Operação Carbono Oculto.
Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master, em pose para foto antes da liquidação
Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master, em pose para foto antes da liquidação
Foto: Banco Master/Divulgação / Estadão

O ex-banqueiro Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master, vendeu 55% de uma de suas principais empresas, a Viking Participações, para um fundo de investimentos administrado pela Reag dois meses antes de ser preso pela Polícia Federal (PF). As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

A Viking é uma holding patrimonial que ganhou notoriedade por ser proprietária de três aeronaves utilizadas por Vorcaro, entre elas o jato no qual o banqueiro pretendia embarcar para o exterior no dia de sua prisão, em 17 de novembro. Ele acabou sendo liberado 12 dias depois.

A venda da participação da Viking foi formalizada e registrada na junta comercial em setembro de 2025, período em que o banco de Vorcaro já enfrentava uma crise. No começo daquele mês, o Banco Central havia barrado a compra do Master pelo BRB e, semanas mais tarde, surgiram as informações de que a Polícia Federal abriria um inquérito para apurar a situação da instituição.

O documento registrado na Junta Comercial de Minas Gerais mostra que Vorcaro transferiu mais da metade do capital social da Viking no dia 17 de setembro para o Stern Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, administrado pela Reag.

A Reag é investigada por suposta participação em fraude que teria inflado artificialmente ativos ligados ao Master e também foi um dos alvos da Operação Carbono Oculto — deflagrada pela Polícia Federal em agosto de 2025, que apura a atuação do PCC (Primeiro Comando da Capital) em negócios da economia formal.

Aberta em 2006, a Viking é uma das empresas mais antigas de Vorcaro.  Não é possível afirmar qual foi o valor da venda do controle da Viking para o Stern com base em dados públicos.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade