Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Relembre debates históricos de candidatos à Presidência

Veja confronto Brizola x Maluf, embate sobre desigualdade salarial de Bolsonaro com Marina Silva e críticas entre Lula e Alckmin

29 set 2022 - 17h11
Compartilhar
Exibir comentários

Os debates dos candidatos à Presidência da República sempre geraram muita repercussão na televisão brasileira, além de serem um momento para os eleitores conhecerem propostas e quem votarão nas urnas. Nesta quinta-feira, 29, haverá o último debate entre os presidenciáveis, promovido pela TV Globo, no Rio de Janeiro, após a novela Pantanal.

Participam desse último encontro os candidatos Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Felipe D'Ávila (Novo), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB). O Estadão preparou uma lista com confrontos marcantes entre candidatos na TV.

Orçamento secreto e casos de corrupção dominaram o encontro

  • Veja como foi repercussão nas redes sobre o debate
  • Debate atinge 6,7 pontos de audiência na Grande São Paulo
  • Quem venceu o debate no SBT? Veja análises
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se envolveu em uma discussão nesse mesmo debate, quando Ronaldo (PSD) disse que a candidatura do petista estava impugnada pela Justiça. Lula retrucou que a de Caiado estava "impugnada pelo povo".

    1989: Lula x Collor

    Em 1989, os dois debates feitos entre os candidatos Collor e Lula antes do segundo turno foram questionados. O primeiro por apresentar um equilíbrio entre ambos, e o segundo por privilegiar o desempenho de Collor, o que causou maior polêmica. A Globo foi acusada de ter favorecido o candidato do PRN na seleção dos momentos e no tempo dado, já que ele teve um minuto e meio a mais do que Lula. O PT chegou a mover uma ação contra a emissora no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Os responsáveis pela edição do Jornal Nacional afirmaram, tempos depois, que usaram o mesmo critério de edição de uma partida de futebol, na qual são selecionados os melhores momentos de cada time. Segundo eles, o objetivo era que ficasse claro que Collor tinha sido o vencedor do debate, pois Lula realmente havia se saído mal. "Ficou clara nossa posição sobre reforma agrária, dívida externa e interna, saúde e habitação", disse Collor, após o debate.

    Defesa das mulheres ganha destaque nas redes

  • Lula e Bolsonaro centralizam atenções
  • Quem ganhou o debate na Band? Veja opinião dos analistas do 'Estadão'
  • Estadão
    Compartilhar
    Publicidade

    Conheça nossos produtos

    Seu Terra












    Publicidade