PUBLICIDADE

Política

PSDB-SP deve decidir no voto se pede expulsão de Aécio Neves

Diretório Estadual avalia se toma a mesma medida que o da capital paulista; convocatória da reunião ainda não saiu

16 jul 2019 - 17h24
(atualizado às 17h27)
Compartilhar
Exibir comentários

A figura do ex-presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG) poderá passar por um novo desgaste na semana que vem. Na próxima segunda-feira (22), o diretório paulista do partido deverá votar se pede a expulsão do cacique mineiro.

A deputada estadual Carla Morando, líder da bancada tucana na Assembleia Legislativa de São Paulo, contou ao Terra que na segunda (15) houve uma reunião do partido, quando decidiu-se pela necessidade da votação. O Terra apurou que ainda não há uma convocação.

Foto de arquivo de 14/01/2014 do então presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), durante entrevista coletiva realizada na sede do partido, em Brasília
Foto de arquivo de 14/01/2014 do então presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), durante entrevista coletiva realizada na sede do partido, em Brasília
Foto: ANDRÉ DUSEK / Estadão Conteúdo

Votarão representantes dos diretórios municipais do partido. O clima entre os tucanos de São Paulo é hostil a Aécio. Sua presença no partido se tornou politicamente tóxica.

Alvo de denúncias de corrupção, ele teve até uma conversa gravada com Joesley Batista. “Tem que ser um que a gente mata antes de fazer delação”, disse Aécio ao empresário, combinando uma suposta transação ilegal que seria efetuada por um primo seu.

As acusações contra o político voltaram à baila em 5 de julho, quando ele virou réu por corrupção e obstrução de Justiça. A denúncia foi aceita pela Justiça Federal em São Paulo.

O diretório do PSDB na capital paulista pediu a expulsão do correligionário também no começo do mês, assim como o de São Bernardo do Campo. O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, foi além: ameaçou sair do partido caso o mineiro fique.

O diretório tucano no Estado de São Paulo não tem poder para expulsar Aécio, essa seria uma decisão nacional do partido - o presidente da legenda é o pernambucano Bruno Araújo.

São Paulo, porém, é o principal Estado da Federação, berço político do PSDB e onde o partido tem mais força. Eventual manifestação do diretório pela expulsão de Aécio tem grande peso.

Principal nome tucano atualmente, o governador de São Paulo, João Doria, não chegou a pressionar publicamente para que o partido expelisse Aécio. Ele advoga, porém, por uma saída espontânea do político.

O ex-cacique ainda tem apoios importantes. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, classificou o movimento como “oportunismo sem grandeza”. Aécio também tem aliados em Minas Gerais, onde a sigla tem um diretório forte.

Veja também:

Top Político: PF liga Aécio a propina de R$ 109,3 milhões:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade