Nunes pede ajuda ao Lula para reestabelecer energia em São Paulo: 'Não está fácil'
Em meio às tensões entre governo municipal, estadual e federal, Nunes aproveitou encontro para pedir, novamente, intervenção
Durante seu discurso no lançamento do SBT News, nesta sexta-feira, 12, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), provocou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pediu ajuda para restabelecer a energia em na capital.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O prefeito aproveitou a estreia do canal para levantar o assunto. "Eu espero que na segunda-feira, presidente, a gente não tenha ainda a cidade de São Paulo sem energia com a Enel. Precisamos de ajuda nisso. Não está fácil", brincou. Lula reagiu com uma risada.
O pedido de intervenção é um reforço ao vivo. O prefeito já vem acionando o governo federal diante do apagão sofrido na Grande São Paulo desde a última terça em que 25% da população ficou sem energia. Conforme a concessionária, até a noite desta sexta-feira, 498 mil unidades ainda estão sem o serviço na capital.
Mais cedo, Nunes disse a jornalistas: "Vivemos o caos em 2023, 2024, 2025. E se essa empresa continuar vamos seguir tendo caos. Precisamos convencer o governo federal de que ultrapassamos o limite para termos uma intervenção nesta empresa. E que ela seja substituída por uma empresa que dê atendimento para a população".
O prefeito ainda criticou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que cogita a renovação do contrato com a Enel, que vence em 2028.
"É fundamental que a gente sinalize que não há politização nessa questão. Se o prefeito quiser chorar, se o governador de São Paulo quiser chorar, não tem problema. Se estiver certo, vamos renovar. Se estiver errado, mostra o que está errado, dá um despacho lá, tem coragem de fazer, enterra e acabou. Não vamos pedir a favor de ninguém, mas não vamos politizar nem deixar dubiedade para o setor privado, que nós precisamos tanto atrair investimentos", afirmou Silveira durante evento.