Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Lula diz que vai ligar para Trump e convidá-lo para COP30: 'Ele não pode ficar de fora'

Presidente afirmou que o encontro marcado para novembro definirá se os governantes do mundo acreditam na ciência ou não

6 ago 2025 - 17h40
(atualizado às 19h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Lula disse que vai criar um conselho de política mineral ligado diretamente à Presidência da República
Lula disse que vai criar um conselho de política mineral ligado diretamente à Presidência da República
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que ele mesmo ligará para Donald Trump para convidá-lo para a COP30, prevista para novembro deste ano, em Belém, no Pará. Segundo o petista, o presidente dos EUA do país mais industrializado do mundo não pode ficar de fora do encontro.

“O país que polui o planeta Terra há mais tempo tem que participar da discussão”, disse, em entrevista à agência Reuters nesta quarta-feira. Lula afirmou que a COP30 será decisiva à medida em que irá definir se os chefes de Estado do Mundo acreditam ou não na ciência e nas mudanças climáticas. 

“Se nós acreditarmos que os gases de efeito estufa estão alterando o clima e que o oceano não pode se aquecer mais de 1,5°, a gente vai arrumar dinheiro para resolver”, afirmou. O petista também declarou que uma das propostas encampadas pelo governo na reunião será a criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), dedicado a financiar a proteção de matas nativas tropicais.

Terra raras

Durante a entrevista, o petista também enfatizou o interesse em explorar as terras raras do País e extrair minerais críticos. Para isso, ele afirma que é preciso contar com a ajuda internacional no estudo deste tipo de riqueza em território nacional. “O Brasil ainda não tem toda nossa riqueza mineral mapeada.”

Lula reconheceu a fragilidade tecnológica do Brasil em relação à escavação e tratamento deste tipo de substância. Mesmo assim, afirma que a exploração destes  recursos faz parte da estratégia nacional de crescimento econômico.

“Nós não vamos permitir que o que aconteceu no século passado se repita. O Brasil exporta os minérios e compra os produtos com valor agregado muito alto. Nós queremos que a industrialização aconteça aqui”, concluiu.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade