PUBLICIDADE

Política

Lindbergh anuncia aliança com PV e confia em acordo com PDT

12 mai 2014 - 19h48
(atualizado em 13/5/2014 às 11h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O PT do Rio de Janeiro formalizou nesta segunda-feira à tarde a aliança com o Partido Verde para as eleições estaduais de outubro. O ambientalista Roberto Rocco concorrerá como vice-governador ao lado do senador Lindbergh Farias, que encabeça a chapa. Durante o encontro, que reuniu cercas de 300 pessoas, entre petistas, lideranças do partido verde e do PC do B, primeira sigla a anunciar o apoio à candidatura, Lindbergh sinalizou ainda a aproximação com o PDT.

“A conversa com o PDT é muito boa. Eu acredito que o partido todo irá vir para a gente”, disse ao lembrar que as possibilidades de alianças partidárias se encerram apenas em 30 de junho, prazo final para os partidos definirem seus candidatos e coligações para as eleições de 2014.

O pré-candidato disse ainda que não se incomoda por não ter o apoio exclusivo da presidente Dilma Rousseff no Rio. Segundo o senador, Dilma terá “muitos palanques” no Estado e isso é bom para a sua candidatura. “Colar muito com esse pessoal que não é bom para ela”, afirmou, referindo-se a candidatura do PMDB.

O lançamento da candidatura de Lindbergh no fim do ano passado levou ao rompimento da aliança PT-PMDB no Estado, que perdurou por sete anos. O presidente do PMDB-RJ, Jorge Picciani, liderou uma ala do partido que retirou apoio à reeleição de Dilma Rousseff. “O que o PMDB fez é uma traição a Dilma e ao Lula que sempre os ajudaram”, criticou Lindbergh.

Uma das ausências mais sentidas durante o anúncio foi a do jornalista Fernando Gabeira, um dos principais nomes do PV no Estado. Em nota, o partido afirmou que a aliança com o PT reedita “a histórica campanha de 1986” quando as duas siglas se uniram para apoiar a candidatura de Gabeira para o governo estadual. O jornalista, então, ficou em terceiro lugar no pleito, vencido por Moreira Franco (PMDB).

Segundo o senador, Gabeira, devido ao seu contrato com a Rede Globo, está impedido de ter qualquer vinculação política e a chapa estava ciente disso ao aceitar a aliança e está buscando outros caminhos para que ele possa participar.

Lindbergh disputará o governo com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB); o ex-governador Anthony Garotinho (PR); o senador e ex-ministro da Pesca Marcelo Crivella (PRB) e o ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade