PUBLICIDADE

Política

Gilmar Mendes arquiva inquérito contra senador Lindbergh Farias

10 mar 2014 - 19h45
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O senador Lindberg Farias durante a aprova&ccedil;&atilde;o de sua candidatura ao governo do Estado do Rio de Janeiro</p>
O senador Lindberg Farias durante a aprovação de sua candidatura ao governo do Estado do Rio de Janeiro
Foto: Rafael Gonzaga / Futura Press

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes decidiu arquivar um inquérito contra o senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Mendes acolheu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que opinou pela ausência de provas suficientes para abertura de uma ação penal. De acordo com a PGR, após abertura do inquérito no STF, as diligências que foram feitas não conseguiram dar continuidade às investigações.

"Não existem dados concretos mínimos a amparar eventual instauração de ação penal. Igualmente não há indicativo de meios razoáveis para investigar fatos que aconteceram há muito e, pela natureza do que indicado possa ter ocorrido – certamente praticado às escondidas, com normalmente ocorre em crimes desse jaez – restrita inócua qualquer pretensão em continuar o presente feito investigativo", diz a procuradoria.

No inquérito, um desembargador do Rio de Janeiro e um servidor da prefeitura da cidade são acusados do crime de corrupção passiva. Em uma gravação telefônica captada com autorização judicial, o funcionário é acusado de oferecer propina ao magistrado para favorecer Lindbergh  em decisões judiciais em 2008,  período em que o senador ocupava o cargo de prefeito de Nova Iguaçu (RJ).  

Gilmar Mendes também autorizou o compartilhamento dos dados apurados no inquérito para que sejam utilizados em outra ação que trata do mesmo assunto.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade