PUBLICIDADE

Lava Jato

EUA investigam Odebrecht e Braskem, afirma jornal

29 mar 2016 - 08h23
(atualizado às 12h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Marcos Bezerra / Futura Press

O Departamento de Justiça norte-americano (Doj, na sigla em inglês), órgão equivalente ao ministério da Justiça no Brasil, está investigando as ligações entre a Odebrecht, Braskem e Petrobras em casos de corrupção e em contratos firmados pela estatal para o fornecimento de nafta, matéria-prima utilizada nas operações da Braskem, informa o jornal Valor Econômico nesta terça-feira (29).

Segundo a reportagem, as informações sobre as investigações constam no despacho do juiz Sérgio Moro, responsável pela operação Lava Jato. A Odebrecht informou ao jornal que não tem conhecimento sobre o caso, além da apuração em curso do Doj sobre os contratos da Braskem.

O Doj procura elementos que comprovem se houve descumprimento da lei americana que pune empresas estrangeiras que praticam corrupção dentro dos Estados Unidos.

Posiconamento

Em nota encaminhada ao Terra após a publicação desta notícia, a Braskem informa que está colaborando com as investigações. Veja a íntegra: 

"Como é de conhecimento público a partir de fato relevante divulgado em abril do ano passado, a Braskem tomou a iniciativa de abrir uma investigação independente a fim de apurar as alegações. O processo vem sendo conduzido por escritórios de advocacias externos contratados pela empresa junto ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) e a Securities Exchange Comission (SEC). A Braskem ofereceu o acesso às informações, dados e arquivos para que a investigação ocorra de forma completa e profunda."

O Financista Todos os direitos reservados
Compartilhar
Publicidade
Publicidade