PUBLICIDADE

Política

Diante da tragédia, alguns políticos gaúchos mostram que não existe idade para solidariedade

Alguns nomes de referência foram vistos ajudando em abrigos

24 mai 2024 - 19h39
Compartilhar
Exibir comentários

A máxima de que "não existe idade para ser solidário" foi mais uma vez comprovada por um dos políticos mais respeitados do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra. Aos 82 anos, o ex-governador e ex-prefeito de Porto Alegre, conhecido carinhosamente como "Galo Missioneiro", foi visto ajudando nas cozinhas comunitárias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Sua atitude serve como uma inspiração e reforça sua reputação como um dos homens públicos mais íntegros da nossa história.

Foto: Divulgação / Porto Alegre 24 horas

Enquanto Dutra se destacava por sua dedicação e envolvimento direto nas ações de solidariedade, o cenário político gaúcho assistia a uma controvérsia envolvendo o senador Hamilton Mourão. Eleito pelo Republicanos do Rio Grande do Sul em 2022, com mandato até 2030, e ex-vice-presidente da República no governo de Jair Bolsonaro, Mourão, atualmente com 70 anos, justificou sua menor participação nos esforços de socorro à população do estado alegando sua idade avançada.

"Vamos lembrar que eu sou um homem de 70 anos. Quantos homens de 70 anos estão aí, no meio da água?", questionou Mourão durante uma entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha. A declaração veio em resposta às críticas sobre sua suposta omissão diante da maior tragédia climática na história do Rio Grande do Sul. Desde o final de abril, inundações devastaram cidades inteiras e causaram mais de 160 mortes.

Segundo Mourão, sua função como senador é diferente da atuação direta nas situações de emergência. Ele argumentou que uma participação mais ativa no combate às enchentes poderia ser vista como um "desvio de função". "O que um senador da República pode fazer? Encaminhar recursos", afirmou. "Eu não sou do Executivo, eu não tenho a missão de me deslocar do ponto A para o ponto B. Minha função é criar facilidades para os responsáveis pela execução das tarefas", concluiu.

Outros nomes:

Além de Olívio, o ex-govrnador, Tarso Genro, 77 anos, saiu de casa para ajudar na distribuição de alimentos aos desabrigados. Já Raul Pont, escritor e historiador que foi prefeito de Porto Alegre pelo PT entre 1997 e 2001, também apareceu em ações da Cozinha Solidária, do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade