Deputado do PT vota contra decreto do IOF por engano e pede correção de registro
Deputado federal é único petista a contrariar orientação do partido em votação que derrubou aumento do IOF; assessoria diz que houve erro
Rui Falcão, deputado do PT, votou contra o decreto do IOF por engano, pediu correção do registro e reafirmou apoio ao governo Lula, mas o resultado da votação não foi alterado.
O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) foi o único parlamentar da bancada petista a votar contra o governo na sessão desta quarta-feira, dia 25, que tratou do decreto que aumentava a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A proposta acabou rejeitada na Câmara dos Deputados por ampla maioria: foram 383 votos pela derrubada do decreto e apenas 98 pela sua manutenção.
Em nota enviada ao Terra, a assessoria do deputado afirmou que o voto foi um erro. "O deputado federal Rui Falcão reconhece que cometeu um erro ao votar favoravelmente à derrubada do decreto do governo Lula que previa o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)", declarou.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ainda segundo a nota, Rui Falcão "reafirma seu compromisso com o projeto liderado pelo presidente Lula, com a classe trabalhadora e com a necessidade de fazer com que os mais ricos contribuam com sua justa parcela".
A equipe do parlamentar informou que ele já solicitou formalmente à Câmara a correção do voto no sistema da Casa. A retificação, no entanto, não altera o resultado final da votação, que representou uma significativa derrota para o governo.
Falcão disputa a presidência nacional do Partido dos Trabalhadores na eleição interna marcada para julho.