PUBLICIDADE

Política

Bolsonaro fará pente-fino em ações do governo Temer

Presidente eleito revisará e pode até revogar medidas dos últimos 60 dias do governo Temer

27 dez 2018 - 17h24
(atualizado às 18h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do presidente eleito Jair Bolsonaro vai passar um pente-fino nas decisões tomadas nos últimos 60 dias da gestão Michel Temer, podendo até revogar medidas, conforme o documento "Agenda de Governo" distribuído pela equipe do futuro chefe do Executivo a ministros nesta quinta-feira e obtido pela Reuters.

O documento, de 84 páginas, diz que cada ministério deverá elencar nos primeiros 10 dias do futuro governo as políticas prioritárias de cada uma de suas áreas e nisso inclui a "revisão de atos normativos legais ou infralegais publicados nos últimos 60 (sessenta) dias do mandato anterior, para avaliação de aderência aos compromissos da nova gestão".

Bolsonaro, em evento em Brasília 5/12/2018 REUTERS/Adriano Machado
Bolsonaro, em evento em Brasília 5/12/2018 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

Essas ações serão acompanhadas pela Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil (SAG).

"Em 30 dias, os ministérios deverão elaborar os atos normativos necessários à concretização das propostas eleitas como prioritárias e, dentro de 60 dias, a proposta deverá ser submetida à Casa Civil -à SAG para avaliação quanto ao mérito, oportunidade, conveniência e compatibilização com as políticas e diretrizes do governo e à SAJ para avaliação da constitucionalidade e legalidade", completa o documento.

Nos 10 primeiros dias, por exemplo, os principais desafios listados no documento -- uma espécie de manual -- referem-se a realizar a nomeação para cargos comissionados, identificar as competências e o plano estratégico da pasta e apresentar as linhas gerais da política governamental.

Também é sugerido identificar a proposta prioritária do ministério que "deverá ser objeto de esforços para implementação ou envio ao Congresso Nacional nos 100 dias iniciais de governo".

Veja também:

'Decidi virar parteira enquanto sofria sozinha ao dar à luz':
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade