Tuma Jr. volta ao cargo de delegado após exoneração, diz SSP
O ex-secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr. volta a integrar o quadro da Policia Civil nesta segunda-feira e deve reassumir o cargo de delegado de classe especial do Estado de São Paulo. Porém, como ele está em férias, a data do seu retorno ao trabalho ainda não foi confirmada pela a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).
Tuma Jr. ocupou, durante anos, cargos em comissão na Polícia Federal. Após as férias, ele passa a integrar a polícia estadual de São Paulo. A SSP afirmou que o Distrito Policial só será escolhido após o retorno do delegado.
A decisão veio após ele ser exonerado do cargo de secretário nacional da Justiça, no dia 14 de junho, por conta das acusações de que Tuma teria envolvimento com o suposto chefe da máfia chinesa em São Paulo, Paulo Li.
Exoneração
De acordo com a nota divulgada pelo Ministério da Justiça, o ministro Luiz Paulo Barreto encaminhou o ato de exoneração de Tuma Jr. ao Palácio do Planalto no dia 14 de junho.
De acordo com a nota, Barreto entendeu que, "estando fora do cargo que atualmente ocupa, Tuma Jr. poderá melhor promover sua defesa". O ex-secretário responde a três procedimentos de apuração junto à Comissão de Ética da Presidência da República, ao próprio Ministério da Justiça e à Polícia Federal. O comunicado ainda destacou os "relevantes trabalhos prestados" por ele enquanto esteve no cargo.