Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

RJ: polícia prende PMs envolvidos na morte do traficante Chacal

9 mai 2012 - 10h27
(atualizado às 11h57)
Compartilhar

Uma operação da Polícia Civil resultou nesta manhã na prisão de dois policiais militares (PMs) suspeitos de envolvimento na execução de um traficante em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Raphael Rosa Guimarães, o Chacal, 21 anos, foi morto em dezembro do ano passado durante confronto com PMs do 7º BPM, batalhão investigado em um esquema de corrupção no qual Raphael era testemunha-chave.

O Chacal, chefe do tráfico do Morro da Coruja, seria responsável pelo pagamento de propina do tráfico a policiais corruptos do 7º BPM. O esquema foi descoberto durante investigações da operação Dezembro Negro, realizada no final de 2011, que resultou na prisão de 12 policiais militares, incluindo o comandante do batalhão, coronel Djalma Beltrami.

Batizada de Recuva, a operação teve início após a conclusão de inquérito que apurou as circunstâncias da morte de Raphael. A execução foi registrada como "auto de resistência" (quando há reação à abordagem policial), porém o delegado da 73ª DP, Luiz Antonio Ferreira, acredita que PMs foram ao Morro da Coruja com o objetivo de eliminar as principais testemunhas do caso de propina paga aos militares.

"Houve vazamento de informações da operação 'Dezembro Negro'", informou o delegado, com base em investigação dos órgãos de inteligência policial. A execução de Chacal ocorreu horas depois de a cúpula da PM receber da Secretaria de Segurança informações sobre a operação da Polícia Civil.

Um carro blindado e um helicóptero foram utilizados pela polícia durante a Operação Recuva, que resultou ainda na apreensão de um carro, oito pistolas, um revólver, carregadores, munições, um cassetete, além de documentos.

Operação Dezembro Negro

Mais de 100 policiais civis realizaram uma grande operação no morro da Coruja, em São Gonçalo, para cumprir 13 mandados de prisão contra traficantes e policiais militares. Os PMs são acusados de receber propinas de bandidos para não reprimir o tráfico de drogas.

Entre os traficantes procurados estão Maicon dos Santos de Souza, o Gaguinho, e Marcelo Fernando Veiga, o Marcelo Piloto, chefes do tráfico no morro da Coruja e na Mandela, no Complexo de Manguinhos.

Em escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, foram flagradas conversas de policiais do batalhão de São Gonçalo com traficantes. Em uma delas, um policial pedia R$ 10 mil para o "zero um", que é como é chamado o comandante do batalhão, e R$ 5 mil para cada um do Grupo de Apoio Tático (GAT) por semana.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra