Prefeito ‘influencer’ de Sorocaba é alvo da PF em operação contra desvio de recursos da saúde
Ao todos, foram expedidos 28 mandados de busca e apreensão em várias cidade de São Paulo e uma na Bahia
O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), é um dos alvos de uma operação da Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira, 10, que mira suspeitos de desvios de recursos públicos para a saúde. O político ficou famoso após seus vídeos viralizarem nas redes sociais.
De acordo com a PF, a investigação começou em 2022, após suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde na cidade. Ao longo do inquérito, foram identificados depósitos em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias, que configuram lavagem de dinheiro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ao todo, são cumpridos 28 mandados de busca e apreensão nas cidades de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, além de Vitória da Conquista, na Bahia.
Além disso, a Justiça também determinou o sequestro de bens e valores, totalizando R$ 20 milhões e a proibição da Organização Social (OS) investigada de contratar com o poder público. Até o momento, já foram apreendidos dinheiro em espécie, veículos de luxo e armas.
Ainda segundo a PF, os suspeitos poderão responder, de acordo com suas condutas individualizadas, pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, ocultação de capitais (lavagem de dinheiro), peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.
Nas redes sociais, Manga publicou um vídeo dizendo que a operação foi realizada porque ele lançou a sua pré-candidatura a presidente, e que os policiais encontraram na casa dele só "bolo de cenoura" e um "pokémon" de seus filhos.
"Foi eu lançar a minha pré-candidatura a presidente da república, pontuar em terceiro lugar nas pesquisas internas, em segundo para o lugar o governo do Estado, que mandaram a Polícia Federal aqui em casa por causa da denúncia e acharam algumas coisas aqui em casa: bolo de cenoura, Nutella, e o Pokémon que o meu filho tanto ama", afirmou.
O prefeito ainda declarou que vai intensificar sua campanha e mandou um recado para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"Eu vou intensificar mais ainda. Eu não tenho medo de você presidente Lula e de nenhuma outra autoridade que está incomodada com a nossa ascensão. Nós vamos mudar esse país, nós vamos mudar a qualidade de vida da população. Vem morar em Sorocaba, vamos juntos fazer dessa cidade a melhor cidade do Brasil para se viver, e do Brasil, o melhor país do mundo para se viver”, finalizou.
🚨POLÍCIA FEDERAL NA CASA DO MANGA!🚨
COMENTE SUA OPINIÃO! pic.twitter.com/k0fOfODjbw
— Rodrigo Manga (@rodrigomangabr) April 10, 2025
Prefeito influencer
Rodrigo Maganhato, conhecido como Rodrigo Manga, é natural de Sorocaba e graduado em Marketing pela Faculdade Uirapuru desde 2009. Com seus vídeos virais, ele acumulou mais 1 milhão de seguidores, utilizando estratégias para conseguir visibilidade nas produções.
Ligado em trends e piadas atuais, ele expõe seu trabalho e fala da cidade do interior de forma chamativa e descontraída. O prefeito virou um sucesso, com diversos influenciadores e seguidores fazendo piada sobre mudar para a cidade.
Manga trabalhou no varejo automotivo antes de ingressar na vida pública. Em 2012, aos 32 anos, foi eleito vereador pela primeira vez, com 4.778 votos.
Em 2016, foi reeleito vereador com 11.471 votos, a maior votação da história de Sorocaba até então. Entre 2017 e 2018, presidiu a Câmara Municipal.
Em 2020, Rodrigo Manga foi eleito prefeito de Sorocaba com 153.228 votos. Além da atuação política, ele relatou sua experiência como dependente químico no livro Governe sua vida e transforme o mundo, escrito por Eduardo Bortolossi e lançado em 2023.
No livro, ele descreve seu envolvimento com drogas e o processo de recuperação. “Comecei experimentando maconha, depois fui para a cocaína e terminei no crack. Foi quando cheguei a gastar todo o valor da venda dos carros que ganhava em drogas…”, afirmou em um trecho. Ele relata que esse período trouxe impactos negativos para si e para sua família.
Atualmente, diz que compartilha sua experiência para mostrar que a reabilitação é possível. “Quero poder mostrar que é possível vencer. Quando você usa a sua força, e uma vez longe dos vícios, para fazer o bem, para se dedicar na sua vida profissional, se cuidar, você consegue alcançar patamares que nem imaginava”, declarou.