Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

Lula diz que Exército fica o tempo que for necessário no Alemão

7 dez 2010 - 14h05
Compartilhar

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que o Exército vai permanecer no Complexo do Alemão o "tempo que for necessário" e que o Estado não pode fazer acordo com "bandidos". A afirmação foi feita durante cerimônia de lançamento do programa Cartão Família Carioca, projeto de complementação de renda da prefeitura do Rio para famílias beneficiadas pelo Bolsa Família na cidade.

O Exército ocupa os acessos ao conjunto de favelas do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, desde o dia 28 de novembro, junto com a polícia. O governo fluminense quer que as Forças Armadas continuem na comunidade até outubro de 2011, para que seja possível planejar a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), da Polícia Militar do Rio, no complexo.

O Ministério da Defesa, no entanto, não quis definir prazo e determinou que fossem feitas avaliações a cada 30 dias, para decidir se o Exército continua ou não ajudando a polícia do Rio de Janeiro na ocupação.

"Todo mundo no Brasil está olhando o bem que foi a parceria entre as Forças Armadas brasileiras e a polícia do Rio de Janeiro, atendendo a um pedido do governador do Rio de Janeiro. O que nós não queremos é que o Exército venha fazer o papel da polícia, porque esse não é o papel do Exército. O que nós queremos é que o Exército dê garantia para que a polícia do Rio de Janeiro faça o trabalho que tem que ser feito", disse Lula.

Lula também afirmou que pôde ver nas entrevistas dadas por policiais à imprensa, depois da operação no Complexo do Alemão, o orgulho desses profissionais de pertencerem à polícia.

O presidente confirmou que irá visitar o Complexo do Alemão até o final de seu mandato. Lula disse que deseja passear no teleférico que está sendo construído com as verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na comunidade. A inauguração está prevista para 21 de dezembro deste ano.

Violência no Rio

O Complexo do Alemão está ocupado pelas forças de segurança desde o dia 28 de novembro. A tomada do local aconteceu praticamente sem resistência numa ação conjunta da Polícia Militar, Civil, Federal e Forças Armadas. A polícia investiga uma possível fuga de traficantes pela tubulação de esgoto do Alemão antes dos policiais subirem o morro. Na quinta, 25 de novembro, a polícia assumiu o comando da Vila Cruzeiro, na Penha. Ambos dominados, até então, pela facção criminosa Comando Vermelho. As ações foram uma resposta do Estado a uma série de ataques, que começou na tarde do dia 21 de novembro. Em uma semana, pelo menos 39 pessoas morreram e mais de 180 veículos foram incendiados por criminosos nas ruas do Rio de Janeiro.

Policiais preparam detonação de munição de bazuca encontrada na avenida das Américas
Policiais preparam detonação de munição de bazuca encontrada na avenida das Américas
Foto: Jadson Marques / Futura Press
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra