Doze pessoas são presas em operação contra expansão do CV no RJ
Operação acontece nas comunidades da Gardênia Azul e Cidade de Deus
Nove pessoas foram presas em operação conjunta no RJ contra a expansão do Comando Vermelho em Jacarepaguá; armas, drogas e materiais foram apreendidos, e ações visam desarticular núcleos armados.
Ao menos doze pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira, 29, em uma operação conjunta das polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, também com apoio do Ministério Público, contra o avanço da facção criminosa Comando Vermelho (CV) em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. As equipes cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão nas comunidades de Gardênia Azul e da Cidade de Deus.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a Polícia Civil (PC), também houve apreensão de um fuzil, pistola e drogas. Nas redes sociais, há relatos de tiroteio nas comunidades.
As investigações indicam que os traficantes utilizam violência armada, expulsam moradores, intimidam a população local e usam drones para monitorar incursões policiais. Além disso, as células atuantes na Gardênia Azul e Cidade de Deus desempenhariam papel fundamental na logística de expansão do Comando Vermelho em toda a região.
As ordens judiciais foram deferidas a partir de provas colhidas em inquérito policial conduzido pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP), 32ª DP (Taquara) e 41ª DP (Tanque), em atuação conjunta com o Gaeco, que revelou a estrutura e o funcionamento de núcleos armados do CV na região. Além disso, a operação conta com o apoio da Polícia Civil do Pará, o que reforça o cárater interestadual da expansão do CV.
Ainda de acordo com a PC, a operação visa desarticular a rede criminosa, prender suas lideranças, apreender armas, drogas e materiais de comunicação, além de retirar de circulação criminosos responsáveis por homicídios, ataques a agentes de segurança e graves violações à ordem pública.