Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

Corregedoria investiga uso de viatura da PM em racha no Rio

23 jun 2009 - 02h54
Compartilhar

A Corregedoria da Polícia Militar do Rio de Janeiro investiga a participação de uma viatura da corporação em uma reunião de pegas num sítio em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O carro oficial - um Gol com giroscópio, emblema da PM e plásticos pretos cobrindo a placa e a numeração que identifica o veículo - aparece em uma filmagem com dois ocupantes fazendo demonstrações de manobras arriscadas, como cavalos de pau e arrancadas, e passando rente ao público.

Desde ontem, a Corregedoria da PM sabe da existência do vídeo, veiculado com data de 21 de junho em um site de vídeos na web. Pouco após as 20h dessa segunda-feira, no entanto, o responsável pela postagem do vídeo na Internet retirou o material do portal.

Oficiais da PM lotados na Corregedoria, consultados pelo jornal O Dia, querem saber se houve participação de algum militar ou se a viatura foi usada enquanto estava na empresa responsável pela manutenção da frota. O corregedor da PM, coronel Mauro Assad, quer analisar as imagens e pretende abrir investigação para apurar o caso. "Caso seja comprovado tratar-se de uma patrulha da PM e que dentro está um policial, a Corregedoria tomará as providências", garantiu.

Se não é possível identificar imediatamente os ocupantes do veículo e a origem da viatura, pelo menos um descuido dos autores do vídeo deve facilitar a vida dos investigadores. Durante a gravação, o encarregado de manusear a câmera registra, de perto e com nitidez, rostos de alguns dos participantes da festa clandestina. Em alguns momentos, dá a impressão até de filmar seu próprio rosto.

Além da viatura da PM, que desenvolve manobras com o giroscópio ligado, carros de passeio - a maioria Chevettes - rodopiam em uma espécie de arena destinada a todo tipo de imprudência. O local das acrobacias seria o Sítio Eva Nunes, no bairro Parque Lafayete, em Duque de Caxias.

Os dois homens que aparecem dentro do Gol com giroscópio terão problemas com a polícia mesmo que fique provado que não se trata de um veículo oficial. Caso tenham apenas simulado uma viatura, com a pintura e características semelhantes aos dos carros da PM, poderão responder por clonagem de um carro oficial.

Shows de funk e pagode

Localizado em Duque de Caxias, o Sítio Eva Nunes tem até um perfil no Orkut (site de relacionamentos) com 977 amigos. O álbum de fotos mostra que vários shows de funk e pagode são realizados na área desde o ano passado. Entre os funkeiros que já se apresentaram no espaço estão os MCs Catra e Dido.

O próximo show, anunciado para o dia 5 de julho, é do cantor Belo. O evento, que já tem cartaz de divulgação, está sendo chamado de "Domingueira Radical".

O perfil no Orkut também tem 20 vídeos postados - boa parte relacionado a 'pegas' de carros. Na maioria das vezes, as imagens mostram pessoas vibrando com as manobras dos veículos.

Frota terceirizada

Em fevereiro do ano passado, o Grupo Júlio Simões ganhou a licitação para fazer a gestão dos veículos da Polícia Militar. Pelo contrato, a empresa é obrigada a realizar a manutenção constante das viaturas. Os primeiros 632 veículos entregues - 578 Gols 1.6 e 54 Blazers 2.4 - foram distribuídos nos batalhões da Região Metropolitana.

As novas viaturas usam gasolina, mas o plano é utilizar cada vez mais o gás natural. Se a meta de colocar todos os veículos usando GNV for atingida, a economia de gastos com combustível será de cerca de R$ 1 milhão por mês, de acordo com estimativas da Secretaria Estadual de Segurança.

Pelas regras do contrato com o governo do estado, as viaturas sem condições de funcionamento pleno devem ser substituídas em, no máximo, 48 horas. Os carros danificados são consertados em oficinas da empresa, desafogando os pátios dos batalhões.

O Dia O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra