Bope disponibilizará vídeos de operações na internet
Vídeos produzidos pelos próprios policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) serão a próxima novidade no site da unidade de elite da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Atendendo a solicitações dos milhares de internautas, a unidade disponibilizou, na última reformulação do site em outubro do ano passado, fotos de operações e ações sociais desenvolvidas na sede do batalhão, em Laranjeiras, zona sul carioca.
Desde a explosão de popularidade do Bope, provocada pelo lançamento do filme Tropa de Elite, em 2007, o site já passou por duas reformulações. Na próxima mudança, prevista para o segundo semestre de 2009, o batalhão pretende disponibilizar os resultados das operações online, com vídeos, fotos e textos produzidos pelos próprios policiais.
"Com a superexposição na mídia, nós começamos a receber muitas solicitações do Brasil e do exterior. Nós já estávamos trabalhando na modernização do site e decidimos criar um site mais interativo para as pessoas que admiram o nosso trabalho. O site é uma ferramenta muito importante. Através da internet, nós acessamos o mundo inteiro e pessoas do mundo inteiro acessam a nossa unidade de elite", afirma o comandante do Bope, coronel Pinheiro Neto.
Além das fotos, a última versão do site do Bope, que estreou em outubro de 2008, também traz o histórico, os princípios e a oração das forças especiais, links para o governo do Estado, notícias sobre o batalhão publicadas na imprensa.
Na seção "Contato", os internautas podem enviar suas perguntas e comentários, que são respondidos pela equipe da Seção de Comunicação Social do Batalhão de Operações Especiais. A maior parte das 800 mensagens que chegam mensalmente ao Bope diz respeito a dúvidas sobre o ingresso no batalhão. Para atender a essa demanda, os "caveiras" - termo que se refere aos membros do grupo - também disponibilizam informações sobre o Curso de Operações Especiais, o Curso de Ações Táticas (CAT) e o Estágio de Ações Táticas (EAT).
Sob os lemas "Vá e Vença" e "Força e Honra", a última versão do site da Força de Intervenção da Polícia Militar, fundada em 19 de janeiro de 1978, é motivo de orgulho para os policiais do Bope. De acordo com o capitão Ivan Blaz, chefe da Seção de Comunicação Social, os elogios do público externo ao site reforçam os conceitos de credibilidade e confiança associados ao batalhão.
"O comandante tem a intenção de valorizar o homem, o policial. Todos aqui gostam de acompanhar o site e as notícias sobre o Bope na internet. O soldado no batalhão se sente dono do Bope. Para ele é muito importante ver a marca do Bope ser bem cuidada. Ele acessa o site com a família dele e isso repercute diretamente na autoestima e no moral do combatente. Ele se sente mais valorizado", garante Blaz.