Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

No dia da Árvore, Itaguaí transplanta mudas recebidas por artistas na Expo 2023

Festival foi declarado a maior festa country carbono neutro do Estado do Rio de Janeiro No dia da Árvore, Itaguaí transplanta mudas recebidas por artistas na Expo 2023

21 set 2023 - 14h20
(atualizado às 14h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Na manhã desta quinta-feira, 21 de setembro, data em que se comemora o Dia da Árvore, a Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento (SMMAP), realizou o transplante das mudas de árvores nativas que os artistas presentes na Expo Itaguaí 2023 receberam no palco durante seus shows.

Foto: Divulgação / Diário do Rio

Seis espécies da Mata Atlântica foram plantadas na entrada do Parque Municipal da cidade e identificadas com placas que mostram a espécie e o artista que a plantou. Por isso, o espaço recebeu o nome de Bosque dos Artistas.

"A gente fica muito feliz em poder, em um dia tão importante quanto hoje, fazer esse plantio e criar o Bosque dos Artistas, que vai ser uma área de proteção onde essas árvores serão cuidadas pelo período necessário até se tornem árvores adultas e possam colaborar com o meio ambiente da nossa cidade", declarou o secretário de Meio Ambiente e Planejamento de Itaguaí, Antonio Marcos Barreto.

Prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira, e secretário de meio ambiente, Antonio Marcos Barreto

Neste mesmo evento também foi apresentado o Selo Prima, que declara oficialmente a Expo Itaguaí 2023 como sendo a maior festa country do Estado do Rio de Janeiro Carbono Neutro. Devido a ações de preservação realizadas nos dias do evento, houve uma grande redução na emissão de carbono. Para compensar o que foi emitido, serão plantadas um total de 1.500 mudas da Mata Atlântica nas áreas de proteção ambiental do município.

"Essas ações são importantes para que a gente possa trazer toda a população para uma reflexão importante: a gente precisa não só diminuir muito tudo aquilo que provoca a emissão de gases de efeito estufa, de carbono na atmosfera, como também ter iniciativas de plantar, restaurar, reflorestar, para permitir uma melhora da oxigenação do nosso ar, consequentemente, aumentar a qualidade ambiental da nossa cidade", destacou Barreto.

Ainda de acordo com o secretário, o município vem trabalhando muito forte desde o início da gestão do prefeito Rubão na restauração da Mata Atlântica e de outros fragmentos de espécies nativas. Segundo ele, existe um projeto para que em breve Itaguaí tenha um grande Parque Municipal para que a cidade receba os benefícios gerados pelas florestas.

Diário do Rio
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade