Mudanças para obtenção de visto para os EUA geram dúvidas
- Hermano Freitas
- Direto de São Paulo
A alteração no processo para obtenção do visto necessário para viajar aos Estados Unidos causou reclamação na fila do centro localizado na Vila Mariana, zona sul de São Paulo.Desde 30 de abril as novas solicitações de visto seguem um sistema diferente. Em lugar de uma única ida ao consulado, agora o solicitante deve ir a um desses CASVs para a triagem de documentos. Se o caso for de renovação do visto ou se o solicitante for menor de 16 anos ou idoso, a entrevista no consulado é dispensada. Nos demais casos o aspirante ao visto deve comparecer ao consulado ou embaixada americana.
EUA querem facilitar a entrada de brasileiros: coheça projeto
Veja as exigências dos países para a entrada de brasileiros
As novas regras vêm causando problemas para algumas pessoas. A estudante de economia Letícia Renesto, 18 anos, perdeu aula para resolver a burocracia exigida para a viagem. "Ficou meio confusa esta transição, não fosse eu olhar no site e não saberia o que fazer", disse a mãe da garota, Monica Renesto.
Mais complicado ainda foi o deslocamento do casal de namorados Mariane Lopes de Souza, 21 anos, e Renato Cartalo, 25 anos, que vieram de Araras, a mais de 170 km de São Paulo, voltam ainda nesta tarde e terão de mais uma vez vir à capital para finalizar o processo. "Falta informação, os funcionários não sabem explicar o que precisa fazer e a gente fica confuso", diz Mariane.
Apesar de admitir os problemas do começo de uma iniciativa como esta, o cônsul dos EUA em São Paulo, William Popp, afirma que o novo sistema deve ser aprimorado e, no próximo mês, garantir mais rapidez na emissão de vistos para os brasileiros. Ele afirma que a divisão do procedimento em duas visitas deve diminuir o tempo de espera tanto nos centros de triagem como no próprio consulado.
"Vamos cortar o tempo de espera em cada uma das etapas, passar menos tempo aqui e menos tempo lá (no consulado)", afirmou. Com o novo sistema consolidado, a espera em cada um dos locais não deve ultrapassar os 50 minutos", disse. A estrutura montada na Vila Mariana tem capacidade para atender 3,5 mil solicitantes, com 35 cabines blindadas e duas triagens, além de dezenas de atendentes uniformizados.
Novos centros de atendimento
Outra medida executada para tornar o processo mais ágil foi a abertura de novos postos de atendimento pela Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil. Nesta segunda-feira seis novos centros de atendimento ao solicitante de visto (CASVs) em cinco capitais. Os postos abrem em meio ao crescimento de 51% no processamento de vistos em abril na comparação com o mesmo mês de 2011 - total de 103.511 no mês. De acordo com a embaixada, 95% dos vistos processados são aprovados. O tempo atual de espera em São Paulo é de 28 dias.
Os novos CASVs funcionam de segunda a sexta das 7h às 18h e nos domingos, de 13h às 18h. O agendamento para as duas visitas, no centro e no consulado, deve ser feita através do site da embaixada americana no Brasil.
Números do turismo brasileiro nos EUA
Nesta segunda a Embaixada dos EUA divulgou o balanço da concessão de vistos no primeiro quadrimestre de 2012. No Rio de Janeiro houve uma explosão de1.619 (111%) na média de solicitantes de visto por dia. Crescimento de 96% também no número de vistos processados no ano até o momento: mais de 124 mil. No país inteiro, o crescimento é de 46% em relação a igual período do ano passado: 400 mil vistos.
O Departamento de Comércio dos EUA espera que 1,78 milhão de brasileiros visite aquele país, 18% a mais que em 2011. Os brasileiros gastaram US$ 6,8 bilhões (R$ 13 bilhões) em 2011 e foi o 3° país que mais gastou lá, atrás de Japão e Reino Unido (excluindo-se os países fronteiriços, Canadá e México). O sistema implantado no País é o 3° que visa facilitar a emissão de vistos no mundo, depois de Argentina e México.