Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre Lincoln Gordon, embaixador dos EUA no Brasil em 1964

21 dez 2009 - 07h57
(atualizado às 08h49)
Compartilhar

O diplomata Lincoln Gordon, 96 anos, que foi embaixador americano no Brasil durante o golpe militar de 1964, morreu no último sábado em Washington, nos Estados Unidos. A informação é do The New York Times. Após a eleição do presidente John F. Kennedy, em 1960, Gordon integrou uma força-tarefa que desenvolveu a Aliança para o Progresso, programa destinado a evitar a expansão do socialismo pela América Latina. Gordon permaneceu como embaixador no Brasil também no governo Lyndon Johnson.

Gordon assumiu a embaixada no Brasil em 1961, em um período de inflação alta e justamente quando o presidente esquerdista João Goulart (PTB), assumiu o governo. Desde quando Goulart foi deposto por um golpe militar, em 31 de março de 1964, Gordon e a Agência Central de Inteligência americana (CIA) têm sido acusados de envolvimento. Porém, o embaixador sempre negou que isso fosse verdade.

Mas em 1976, quase dez anos após deixar o cargo de embaixador, Gordon reconheceu que a administração Johnson estava preparada para intervir militarmente e impedir que a esquerda tomasse o governo.

Educador e economista político, Gordon também foi presidente da Universidade Johns Hopkins nos anos 1960. Ele escreveu livros sobre o governo americano, economia, energia e segurança nacional, além da política externa da Europa e da América Latina e do surgimento da ditadura militar no Brasil em parceria com outros países da América do Norte e do Sul. Gordon foi autor também de artigos sobre estratégias da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), sobre a integração da Europa e sobre a Aliança para o Progresso da América Latina.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra