PUBLICIDADE

Lula demite Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica

Cargo vai alocar indicado de Arthur Lira

25 out 2023 - 16h22
(atualizado às 16h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu nesta quarta-feira (25) a titular da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, em meio às negociações com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).

A Caixa é responsável pelo financiamento total ou parcial de vários programas do governo, como o Minha Casa, Minha Vida.

O possível sucessor de Serrano será o economista Carlos Antônio Vieira, funcionário de carreira da Caixa e homem de confiança de Lira e do "centrão", grupo parlamentar de forças de centro e direita.

Considerada uma das "joias" do Estado brasileiro, a Caixa liberou entre janeiro e agosto cerca de R$ 63 bilhões para financiamentos imobiliários, uma alta de 53% ante o mesmo período de 2022.

Lula e Lira devem se reunir para tratar sobre o pacto pelo qual o governo espera ter maior apoio das forças conservadoras na Câmara.

Serrano é a terceira mulher exonerada por Lula para atender às pressões de Lira: antes, deixaram seus cargos a ministras dos Esportes e do Turismo, Ana Moser e Daniela Carneiro.

A demitida Rita Serrano, que foi presidente do Sindicato dos Bancários do ABC Paulista, contava com o apoio de setores do PT.

    .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade