Kaká depõe e confirma doação de 200 mil euros à Renascer
O jogador Kaká, do Milan, confirmou em depoimento ao Núcleo de Polícia Tributária de Milão, da Guardia di Finanza, a doação de 200 mil euros - cerca de R$ 580 mil, na cotação de ontem da moeda - para a Igreja Renascer em Cristo, do apóstolo Estevam Hernandes Filho e da bispa Sonia Haddad Moraes Hernandes. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
O doação teria ocorrido em 12 de maio de 2008, por meio de ordem bancária da agência do Banco do Brasil, de Milão, para uma conta corrente da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, em um Bradesco de Itupeva, no interior de São Paulo. Kaká passou a frequentar a igreja há 14 anos, quando tinha 12 anos de idade.
Kaká foi ouvido na investigação sobre lavagem de dinheiro supostamente feita pelo casal fundador da igreja e seus filhos Daniel e Fernanda Hernandes. No depoimento, o jogador negou ter dado imóveis à Renascer e disse que tudo o que doou foi "em dinheiro". Kaká teria dito ainda que esperava que suas doações fossem usadas nas atividades beneficentes, mas contou que nada havia de concreto sobre o emprego do dinheiro.
O jogador respondeu a 14 perguntas enviadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) à procuradoria em Milão. O MPE investiga uma grande quantidade de empresas ligadas à Renascer por meio de um esquema formado pela família Hernandes, que acumulou "uma verdadeira fortuna", segundo os promotores.
De acordo com o Estado, a assessoria de imprensa de Kaká disse que o jogador não iria se pronunciar sobre o caso. Os assessores da Renascer informaram que não se manifestariam, pois não conheciam o depoimento.