Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Incra planeja construir cerca de 500 casas para assentados neste ano no Rio

21 jul 2009 - 13h42
Compartilhar

Até o final deste ano, aSuperintendência Regional do Instituto Nacional de Reforma Agráriano Rio de Janeiro (Incra/RJ) tem como meta construir "pelo menos"500 casas em assentamentos rurais no estado e restaurar um igualnúmero de moradias.

Falando hoje (21) àAgência Brasil, o superintendente do Incra/RJ, Mário LúcioMelo Júnior, esclareceu que a construção de casas emassentamentos rurais é uma política pública e faz parte doprocesso de reforma agrária em todo o Brasil.

"É uma das linhas decrédito do programa de reforma agrária. A primeira é crédito deinstalação. A segunda é crédito habitação".

O primeiro projeto deassentamento beneficiado na atual gestão com a construção de casaspróprias é o Prefeito Celso Daniel, localizado no município deMacaé, no norte fluminense. Mário Lúcio informou que o projetoprevê a construção de 200 casas, das quais 110 já estão prontas.As casas têm área construída de 44 ou 53 metros quadrados cada,com dois quartos, sala, copa, cozinha, banheiro e varanda, e podemser ampliadas pelas famílias.

Os empreendimentos sãorealizados em sistema de mutirão. "Como faz parte do programa dereforma agrária, todas as famílias assentadas têm direito a R$ 10mil para construir suas casas novas e R$ 5 mil para reformar",disse o superintendente. Desde 2005, já foram assentadas no estadodo Rio cerca de 700 famílias.

O próximo assentamentoa ser atendido com o crédito habitação é o Fazenda da Conquista,em Valença, para reforma das casas. Outros projetos de assentamento,como o Vida Nova, em Barra do Piraí; Chico Mendes e FranciscoJulião, em Cardoso Moreira; contam com crédito de instalação,para apoio inicial, visando a compra de equipamentos e insumos, alémde sementes e animais de criação.

"Todos esses PAs jáestão discutindo o crédito habitação também", disse MárioLúcio.

Segundo ele, o queretardava a aplicação dos recursos para a construção das casasera o licenciamento prévio. Hoje, o Incra/RJ já conseguiu licençaprévia de instalação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) paratodos os projetos de assentamento implementados de 2005 para cá noestado.

Em todo o país, oIncra registra 144 mil casas erguidas em assentamentos de 2003 a2008. No mesmo período, foram reformadas 122,6 mil casas.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra